Teodora é painelista convidada do Fórum Mulheres do Agro da Expo NMT

Cerca de 100 mulheres reuniram-se na sexta-feira (10) na sede da ACINT em Não-Me-Toque para um encontro regado de inspiração e conhecimento.

O Fórum Mulheres do Agro – Empreender e Produzir fez parte da programação da 14ª Expo Não-Me-Toque e objetivou sensibilizar mulheres, produtoras rurais e cooperativistas a buscarem, cada vez mais, conhecimentos para empreenderem no seu setor e despertarem o protagonismo.

O encontro enfatizou a presença feminina no campo, que vem ganhando força com o passar dos anos. Antes, a mulher rural dedicava-se somente às funções domésticas na propriedade; aos poucos foi mostrando seu potencial, conquistando seu espaço e atualmente tem participado ativamente dos negócios, tanto na parte gerencial quanto produtiva, e também de movimentos de liderança no setor e nas comunidades.

Consideradas personalidades femininas de destaque no agro local e regional, quatro produtoras foram convidadas para compartilharem com o público as suas trajetórias, contando seus desafios e conquistas no setor, entre elas, a presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer.

Teodora abordou sua vivência no campo, que iniciou desde pequena na jornada com os pais agricultores, seguindo agora com o esposo e seus filhos. Muito participativa nos negócios familiares, sempre busca mais conhecimento e qualificação, alcançando assim cargos de liderança no setor, estando atualmente a frente da presidência do Sindicato Rural, do Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (Apsul América), conselheira fiscal da Federação da Agricultura do RS (Farsul) e mais recentemente foi indicada coordenadora da Comissão das Mulheres do Agro da Farsul e representante do estado na Comissão Nacional das Mulheres da CNA, além de atuar em conselhos municipais do segmento rural na região. Para isso, teve que enfrentar muitas barreiras, mas orgulha-se de ter continuado firme e poder inspirar mais mulheres a buscarem seu espaço.

As participantes também ouviram as experiências vividas por Luciane Rheinheimer – Engenheira Agrônoma e proprietária da Agroterra, Fabiana Venzon – Produtora rural e Gestora Estratégica de Agronegócio, Conselheira de Administração da Cotrijal e Ofélia Gorgen – Agricultora e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Coordenadora dos Agentes Voluntários de Saúde. A mediação da conversa foi feita pela palestrante e agricultora Andréia Kemmerich Warken.

Foi uma tarde muito agradável, ouvindo histórias inspiradoras. Esse Fórum nos oportunizou um espaço de troca de aprendizado e fortalecimento do papel da mulher no campo”, relatou uma participante.

A realização do evento contou com a parceria do Banco Banrisul, Safra Cheia, Daniela Mulher, Adriana Ribeiro e Estúdio Prime.

Redação: Ana Cláudia Stumm

Contato: 54 3332-1621