top of page

Tecidos e retalhos se transformam em arte nos cursos sociais do Senar

Transformar tecidos e retalhos em arte é uma prática criativa e sustentável que permite obter peças encantadoras e dar uma nova vida a materiais.


Seja pela versatilidade dos trabalhos ou por sua beleza, esse tipo de artesanato está em alta e tem ganhado cada vez mais seguidores, que estão sempre em busca de coisas novas.


Aproveitando os cursos sociais oferecidos pelo Sindicato Rural, através do Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), as mulheres artesãs de Não-Me-Toque e região aprimoraram suas técnicas na arte do Patchwork e dos Bonecos de Pano.


Nos dias 06 a 09 de outubro, 10 alunas exploraram a técnica do Patchwork, que consiste em unir através da costura diversos pedaços de tecidos com formatos e texturas variadas, formando uma composição única. A instrutora do Senar, Neri Faller, apresentou as inúmeras possibilidades de criação de produtos, como colchas, bolsas, almofadas, panos de pratos, tapetes, entre outros, repassando os procedimentos e métodos necessários.



Já as apaixonadas por Bonecos de Pano puderam desenvolver suas habilidades no curso que aconteceu dos dias 27 a 30 de novembro, com a instrução de Marli de Oliveira. Utilizados como brinquedos ou peças decorativas, há uma infinidade de modelos de bonecos que podem ser confeccionados, desde ursinhos até papais noéis; as 12 participantes usaram da criatividade e criaram peças cheias de charme e personalidade.


“É muito legal ver o entusiasmo e a criatividade das artesãs ao participarem dos cursos.  Além de ser um hobby para algumas pessoas, o artesanato pode se tornar também uma fonte de renda e contribuir na qualidade de vida, favorecendo a saúde mental. E é por isso que o Senar também investe nessas ações de promoção social”, disse a Presidente do SR, Teodora Lütkemeyer.




Informações à Imprensa:

Sindicato Rural NMT 

Redação: Ana Cláudia Stumm

Fotos: Divulgação

Contato: 54 3332-1621

Facebook/Instagram/Linkedin: @sindicatoruralnmt

Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page