Sindicato Rural promove Curso de Aplicação de Defensivos Agrícolas – NR 31

Começa valer a partir de 1º de junho de 2020 as regras para a venda e pulverização de herbicidas auxínicos (hormonais), que preveem o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos e a necessidade do produtor prestar informações, conforme rege as Instruções Normativas 05 e 06/2019 da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Para ser cadastrado junto ao Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos, o aplicador deverá ter realizado curso de boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos.

Assim, o Sindicato Rural de Não-Me-Toque através do SENAR-RS promoveu gratuitamente o Curso de Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas – NR 31, nos dias 09 a 11 de março de 2020, com carga horária de 20 horas, ministrado pelo instrutor Leandro Marcelo de Oliveira. Quinze pessoas foram capacitadas, entre produtores e trabalhadores rurais, e receberão o certificado do Senar.

Dentre o conteúdo programático foi abordado os conceitos e considerações sobre agrotóxicos, interpretação de rótulos, identificação de riscos, EPIS, intoxicação e primeiros socorros, tipos de pulverizadores, e outros.

Segundo destaca o Secretário de Agricultura, Deputado Covatti Filho, todas as normas adotadas, como o cadastro de aplicadores e a realização de curso de capacitação, tem por objetivo buscar as melhores práticas na pulverização, para evitar deriva e evitar prejuízos a culturas sensíveis.

Para ter validade, o curso deve ser promovido por órgãos e serviços oficiais de extensão rural, instituições de ensino de nível Médio e Superior em Ciências Agrárias, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e demais entidades, tais como sindicatos, associações de produtores rurais, associação de profissionais, cooperativas de produção agropecuária, empresas de assistência técnica agropecuária, desde que ministrado por profissional habilitado.

Sindicato Rural NMT Texto: Ana Cláudia Stumm 54 3332-1621/ 54 98429-7166 sindiruralnmt@dgnet.com.br facebook.com/sindicatoruralnmt instagram.com/sindicatoruralnmt