Sindicato Rural integra Mesa do Programa Inova RS da Sec. de Inovação, Ciência e Tecnologia

Programa idealiza que em 2030 o Rio Grande do Sul será referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local

Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do estado, o Inova RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental – em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

O programa estimulará o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

Dentre as etapas da metodologia do desenvolvimento do programa, que inclui a estruturação de comitês técnicos, grupos de trabalho, mapeamento de ecossistemas, definição de lideranças, está a formação das Mesas Inova.

A Mesa constitui ponto-chave da estrutura de governança local, desempenhando as funções de validar, votar e garantir a participação de suas instituições e empresas nas ações voltadas ao ecossistema. O objetivo é engajar as lideranças locais visando a criação de oportunidades de negócio através da elaboração e implementação de uma estratégia regional de inovação como forma de alavancar o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

O Sindicato Rural de Não-Me-Toque fará parte da Mesa da Região da Produção e Norte, que também conta com a representatividade da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque, empresa Stara, Universidade de Passo Fundo e outros.

Nesta segunda-feira (28) a Presidente do SR, Teodora Lütkemeyer, participou do evento virtual de formação, momento em que foi estabelecido um Termo de Pactuação entre as entidades-membro da quádrupla hélice. A partir desse documento, os membros se comprometem em integrar a Mesa, fomentando a cultura de inovação da região, apoiando projetos que atendam aos desafios estabelecidos regionalmente.

“Ficamos agradecidos com o convite para participar deste programa que envolve pessoas, empresas, universidades e o governo. Como entidade sindical, é importante que estejamos incluídos nessas ações para poder defender os interesses de nossa classe e definir projetos que sejam relevantes também ao agronegócio, sempre estimulando o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, disse Teodora.

O objetivo é que até o ano de 2030 o Rio Grande do Sul se torne referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.

Redação: Ana Cláudia Stumm - com informações da SICT

54 3332-1621/ 54 98429-7166