Produtores aprendem poda correta de árvores frutíferas em curso no Sindicato Rural

Aprender a maneira e o tempo certo da poda em diversas árvores frutíferas – esse foi o principal objetivo do curso de Fruticultura – Tecnologia da Poda, promovido pelo Sindicato Rural de Não-Me-Toque através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), nos dias 10 a 12 de junho. Doze participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre a prática, com a orientação do instrutor Paulo Afonso Tessaro.

Durante o curso, os alunos exploraram conceitos fundamentais como os objetivos da poda, épocas e intensidades ideais, técnicas de corte, tipos de condução das árvores, além dos instrumentos e materiais para sua desinfestação e outros tópicos. A abordagem teórica consistente foi complementada por sessões práticas, permitindo aos participantes aplicarem os ensinamentos e compreenderem como a poda pode beneficiar tanto na saúde das plantas quanto na produtividade dos pomares.

"É fundamental aprender a realizar a poda de forma correta, pois isso impacta diretamente na qualidade dos frutos que as árvores produzem. A remoção adequada de folhas e galhos em excesso é essencial para o desenvolvimento saudável das espécies frutíferas", destacou o instrutor.

O curso que foi oferecido gratuitamente, culminou com a entrega de certificados de conclusão aos participantes, reconhecendo o comprometimento e a dedicação demonstrados nos três dias de aprendizado.

A iniciativa reforça o compromisso do Sindicato Rural de Não-Me-Toque e do Senar em capacitar os produtores locais, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e eficientes.

“Parabenizamos os participantes pela dedicação e interesse demonstrados em aprofundar seus conhecimentos nessa importante técnica agrícola. Continuaremos empenhados em promover eventos e cursos que atendam às necessidades dos produtores e comunidade, visando sempre o desenvolvimento do setor e a inovação", enfatizou a presidente do SR, Teodora Lütkemeyer.

Por Ana Cláudia Stumm

Sindicato Rural de Não-Me-Toque