Mais de 50 pessoas foram beneficiadas com os cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Não-Me-Toque durante o mês de agosto, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS). Em quatro formações diferentes, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e se qualificarem.
No município de Victor Graeff foram dois cursos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Entre os dias 05 e 07 de agosto, o curso de Jardinagem ensinou 11 participantes a preparar, corrigir e irrigar o solo para cuidar e fazer a manutenção de pequenos jardins, além de selecionar espécies de plantas e tipos de adubos e ferramentas adequadas. A instrutora foi Jucelaine Vanin.

Já nos dias 19 a 21 de agosto, 13 participantes se envolveram no curso de Artesanato: Bordados à Mão, ministrado pela instrutora Neri Faller. As alunas aprenderam técnicas de bordado, explorando diversas formas de personalização, desenvolvimento de habilidades manuais e formas de incrementar produtos artesanais.
"As formações em parceria com o Sindicato e o Senar colaboram positivamente com o desenvolvimento das pessoas da nossa comunidade. Além do conhecimento técnico que geram, essas iniciativas proporcionam bem-estar e novas oportunidades de geração de renda para as famílias", relatou Eduarda Schaeffer, coordenadora dos cursos em Victor Graeff.

Na sede da entidade em Não-Me-Toque foi ofertado nos dias 15 a 17 de agosto o curso de Soldador Rural – Básico, com instrução de Eduardo da Silva. Os 05 participantes desenvolveram de forma básica a técnica do processo de soldagem, incluindo a teoria e prática, abordando a segurança, preparação, tipos de solda, características para uma boa solda, defeitos e soluções.
“Essa qualificação permite um aprendizado básico nas técnicas fundamentais de soldagem, apresentando ferramentas necessárias para realizar o trabalho com segurança e eficiência, garantindo mais habilidade e competência no mercado de trabalho", disse o instrutor.

Outro destaque foi o curso de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e), oferecido em duas turmas: a primeira, nos dias 05 e 06 de agosto, com 14 participantes, e a segunda, nos dias 07 e 08, com 11 participantes. A instrutora Talita Schneider apresentou temas como a importância da NFA-e, suas obrigatoriedades, certificação digital e o passo a passo para a emissão e cancelamento de notas fiscais.
Segundo Talita, “o curso de NFA-e é essencial para capacitar os profissionais da área rural a se adequarem às novas exigências fiscais, garantindo maior controle e transparência nas suas operações comerciais.”
A presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, enfatizou que os cursos são oferecidos periodicamente pela entidade através do Senar-RS, nos três municípios de abrangência - Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos, e citou a relevância para as comunidades: "Nosso objetivo é proporcionar capacitações que melhorem a qualidade de vida e a profissionalização no campo e na cidade. Ver a participação crescente e o interesse da comunidade é gratificante, pois sabemos que estamos contribuindo para o desenvolvimento regional".
Informações à Imprensa:
Sindicato Rural de Não-Me-Toque
Texto: Ana Cláudia Stumm
E-mail: sindiruralnmt@dgnet.com.br
Whatsapp: 54 3332-1621
Redes Sociais: @sindicatoruralnmt
Comentarios