Foto Arquivo Farsul
Nesta quarta-feira, (5/7) representantes das regionais da Farsul estiveram presentes na sede da Federação para a implantação da Comissão das Mulheres no Agro. As participantes foram recepcionadas pelo 1º Vice-Presidente da Farsul, Elmar Konrad, pelo diretor Administrativo, Francisco Schardong, pelo diretor, Fábio Avancini Rodrigues, e pelo assessor da presidência, Rodrigo Rizzo. Konrad destacou a importância do evento, salientando o momento difícil do setor no Estado, que sofreu com diversos períodos de seca. "Estamos vivendo tempo diferentes, difíceis, e eu como homem, marido e pai, sei da força das mulheres para suportarmos esses choques. São reuniões como essa que permitem a Farsul encontrar e solucionar os problemas das produtoras e produtores do Estado". A implantação da Comissão também foi celebrada pelo diretor Administrativo Francisco Schardong. "A Casa sempre esteve aberta para as mulheres do agro, estamos com muita esperança e muita certeza dos frutos que irão surgir desta reunião. Considero hoje um ponto de partida para um novo momento, momento em que precisamos agir com inteligência, e quando falamos em inteligência e vivência, precisamos ter a mulher gaúcha ao nosso lado." O papel fundamental das mulheres na agricultura do Estado também foi um ponto levantado por Rodrigues, que apontou a necessidade de fortalecer a sindicância rural, e que as mulheres são o elo entre os núcleos familiares e os sindicatos. "É muito bom ver a retomada dessa comissão. Precisamos de núcleos mais fortes, de trazer as famílias para os sindicatos, e as mulheres aqui presentes são grandes exemplos em suas regiões. Esperamos que essa semente plantada aqui hoje gere bons frutos", completou.
"Nós estamos conquistando esses espaços, mas nós tivemos essa oportunidade, uma coisa que nem todas tem. Nossa missão é oportunizar aquelas produtoras que querem participar em seus sindicatos, que querem conquistar seu espaço. É trabalhar nas bases, em nossas regiões, trocar experiências e vivências
Foto Arquivo Farsul
com nossas colegas de diferentes lugares, destacou a Coordenadora da Comissão, Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer. Após as boas-vindas, as integrantes foram apresentadas ao Sistema Farsul e como Federação e Senar-RS trabalham em conjunto com os sindicatos rurais para fortalecer o agro do Estado. Durante o período da tarde, foi feita dinâmica com as integrantes do Conselho, que elencaram os principais obstáculos encontrados pelas mulheres para se inserir nos sindicatos, e quais ações a nova Comissão pode realizar para resolver esses problemas. Conforme Rodrigo Rizzo, a criação da Comissão de Produtoras no Agro deixa a Farsul alinhada com a CNA. "Ainda temos um trabalho pela frente para atender as demandas que surgiram hoje nessa reunião", completa.
Comissão das Produtoras no Agro:
Coordenadora Titular: Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer
Suplente: Martha Bernardete Guazelli Paim
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
Comments