top of page

Presidente Teodora participa da Feira E-Agro e de Encontro de Mulheres em Salvador

A E-AGRO é uma Feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios que reúne os maiores especialistas do Brasil desde 2019. Pela segunda vez consecutiva a edição aconteceu em Salvador, na Bahia, de 16 a 18 de novembro, organizada pelo sistema FAEB/Senar e Sebrae.


Criando oportunidades para todos os mercados, a Feira proporciona uma experiência única para produtores e trabalhadores rurais, dirigentes sindicais, empresários, empreendedores, profissionais e estudantes das ciências agrárias, pesquisadores, empresas que atuam no setor e técnicos de instituições de ensino e pesquisa.


Contando com diversos espaços, dentre eles o “E-Agro Expositores”, onde acontece a exposição de máquinas, equipamentos, serviços e soluções para o setor agro, e o “E-Agro Negócios”, em que se realizam rodadas de negócios, a programação foi intensa especialmente no espaço “E-Agro Saber”, que trouxe painéis e palestras abordando assuntos relevantes com ênfase em temáticas com inovação, juventude rural, finanças, crédito rural, empreendedorismo, sustentabilidade, marketing e outros.


Acompanhando os três dias de evento, a Presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque Teodora Lütkemeyer representou, além da entidade sindical, a Comissão das Mulheres no Agro da Farsul e a Comissão Nacional das Mulheres da CNA, das quais é integrante.


1º Encontro de Mulheres do Agro FAEB/SENAR e Comissão Estadual das Mulheres do Agro-Baiano


Desde a formação da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, em 2022, os estados brasileiros estão se mobilizando para organizar as suas Comissões Estaduais, e agora, chegou a vez do Agro Baiano ter a sua representatividade.


Concomitante com a programação do E-Agro, aconteceu o 1º Encontro de Mulheres do Agro da FAEB/SENAR e o lançamento da Comissão Estadual das Mulheres do Agro-Baiano, contando com participação de centenas de produtoras rurais de toda Bahia e de 10 estados brasileiros que vieram prestigiar o evento, dentre elas, a Presidente Teodora.


Percebendo que a participação feminina no setor agropecuário tem crescido expressivamente nos últimos anos, com mais de 20% dos empreendimentos rurais no Brasil comandados por mulheres e, com maior índice ainda no Nordeste, chegando a 60% das empresas do setor, o agro baiano sentiu a necessidade de formar a sua comissão, estando constituída no momento por oito mulheres, lideradas pela vice-presidente da Federação e Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Carminha Missio, eleita pela Forbes uma das 100 mulheres mais poderosas do agro.


O lançamento de mais uma comissão estadual reforça a articulação institucional e política para o fortalecimento do setor. Segundo Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional da CNA, já são 54 representantes espalhadas em todo o País. "Além dos objetivos já citados aqui, há um contexto ainda maior: o de fortalecer o sistema sindical, que trabalha na defesa dos interesses dos produtores rurais, com representatividade feminina nas áreas institucional, internacional e técnica”, disse, ressaltando que a CNA tem mais de 19 comissões e que a da Mulher chega para agregar.


Teodora avaliou de forma positiva sua participação nos eventos: “O agro brasileiro é gigante e possui suas particularidades em cada estado; por isso conhecer a realidade de outros locais sempre traz aprendizados valiosos. A E-Agro foi uma oportunidade de trocas de experiências e conteúdos relevantes e, junto disso, poder participar do Encontro de Mulheres e prestigiar o lançamento da Comissão das Mulheres do Agro-Baiano gera o sentimento de pertencimento e crescimento da representatividade feminina no setor”, relatou Teodora.



 

Informações à Imprensa:

Sindicato Rural NMT

Redação: Ana Cláudia Stumm

Fotos: Divulgação

Contato: 54 3332-1621

Site: sindiruralnmt@dgnet.com.br

Facebook/Instagram/Linkedin: @sindicatoruralnmt

Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page