Prazo para Declaração Anual de Rebanho se encerra em maio

Os produtores gaúchos têm até o final de maio para encaminhar, junto às Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZ’s) de seus municípios, a Declaração Anual de Rebanho.

Todos que possuem em sua propriedade animais de produção, como bovinos, ovinos, caprinos, aves, equinos, suínos ou demais espécies, devem comparecer na Inspetoria com a relação dos mesmos, para possíveis ajustes no banco de dados, a fim de que os animais declarados estejam em conformidade com os existentes a campo.

A Declaração Anual de Rebanho é obrigatória e de extrema importância, pois através dela o Estado realiza o recenseamento pecuário dos municípios e, em consequência, as políticas pecuárias, incluindo o delineamento das ações de defesa sanitária animal.

Dentro dos deveres dos proprietários, detentores e possuidores de animais, para com o Estado, está previsto a obrigatoriedade de manter junto ao Serviço Veterinário Oficial, cadastros de propriedade/estabelecimentos e saldos atualizados dos animais, nos prazos e formas estabelecidos pelo Serviço Veterinário Oficial.

O não cumprimento pode gerar autuação e multa e medidas administrativas cabíveis.

A Inspetoria Veterinária de Não-Me-Toque informou que muitos produtores do município ainda não realizaram sua declaração. O atendimento presencial está sendo no turno da manhã. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 54 3332-5357.

Texto: Ana Cláudia Stumm

instagram.com/sindicatoruralnmt