Participação feminina nos Sindicatos Rurais é destaque em Encontro de Mulheres em Getúlio Vargas

Presidente do SR de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, palestrou no evento

As produtoras rurais de Getúlio Vargas estiveram reunidas no último dia 13 de março no 1º Encontro de Mulheres do Agro do Sindicato Rural, evento organizado para a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento rural, marcando a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento da atuação feminina no setor.

Compartilhando suas experiências e conhecimentos, a presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, foi uma das palestrantes convidadas, trazendo reflexões essenciais sobre a importância da participação feminina nos sindicatos rurais. Teodora destacou a necessidade de garantir a representatividade das mulheres nas instâncias de decisão, promovendo assim uma abordagem mais inclusiva e equitativa na formulação de políticas e no desenvolvimento de projetos voltados para o meio rural. Ocupando atualmente também o cargo de coordenadora da Comissão das Mulheres do Agro da Farsul e representante do Estado na Comissão Nacional, ela apresentou sobre o funcionamento e objetivos das Comissões, informando dados da representação feminina nos Sindicatos e os entraves encontrados. Além disso, explanou ações estratégicas a serem implementadas pela Farsul a nível dos Sindicatos.

“Precisamos remodelar os Sindicatos Rurais para uma nova era, trazendo as mulheres para dentro das entidades, sem segmentação, desenvolvendo sua liderança no setor agropecuário, sempre trabalhando lado a lado com os homens e jovens. Por isso estamos incentivando a formação de Comissões em cada município, para que possamos atingir mais mulheres, capacitá-las e emponderá-las, fazendo se sentirem parte do sistema sindical, gerando assim uma maior diversidade de ideias e soluções, enriquecendo as decisões e desenvolvimento do agro, além é claro, da sua contribuição dentro das propriedades e negócios familiares”, disse Teodora.

Abordando o papel fundamental da mulher na gestão do agronegócio, a palestrante Silmara Barutti, que é agrônoma, produtora rural e consultora, enfatizou como as mulheres desempenham um papel central em diversas áreas da cadeia produtiva, desde a gestão da propriedade, auxílio na parte produtiva e até a comercialização dos produtos, motivando para que assumam um papel ativo na administração e no crescimento sustentável de suas atividades agrícolas.

Além das palestras, o encontro também foi marcado pela apresentação de iniciativas inovadoras lideradas por mulheres. Michele Birck, associada do Sindicato de Não-Me-Toque, expôs o trabalho da Associação de Olho no Material Escolar, projeto que visa ampliar o conhecimento de jovens e crianças sobre o agro brasileiro a partir da atualização do material escolar com base em conteúdo científico, equilibrado e que gere perspectivas positivas para os estudantes, criando pontes entre o campo e o setor educacional.

O evento foi muito produtivo, reafirmando o compromisso dos Sindicatos com a igualdade de gênero, a valorização do papel das mulheres e o fortalecimento das comunidades rurais como um todo.

Sindicato Rural de Não-Me-Toque

Texto: Ana Cláudia Stumm