Parceria com os municípios de abrangência do Sindicato possibilitou mais 4 cursos recentemente

A parceria do Sindicato Rural com as Prefeituras Municipais da área de abrangência para a realização de cursos profissionalizantes já é de longa data.

Durante o ano todo, a entidade sindical atende a demanda dos municípios de Não-Me-Toque, Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff, especialmente através dos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - e das comunidades do interior, oferecendo cursos nas áreas de formação rural ou de promoção social do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Já ocorreram diversos neste ano, e agora, nos meses de setembro e outubro foram mais quatro oportunidades de capacitação.

Em Victor Graeff, na comunidade de Linha Jacuí, foi realizado o curso de Processamento de Frutas dos dias 06 a 09 de setembro, com a participação de 10 alunas, que aprenderam com o instrutor do Senar Paulo Aydos desde os métodos de conservação dos alimentos, ao preparo dos produtos com frutas como compotas, sucos, geleias, doces, além da comercialização.

Também em setembro, de 11 a 13, aconteceu no CRAS victorense o curso de Floricultura - Produção de Plantas Ornamentais, Corte e Vaso para 10 participantes; a instrutora do Senar Jucelaine Vanin abordou os conceitos em floricultura, os cuidados do clima, solo, irrigação, plantio, colheita, bem como os tipos de plantas e sua conservação, embalagem e comercialização.

Já em Lagoa dos Três Cantos, o CRAS ofertou o curso do Senar de Tortas e Docinhos Caseiros, ministrado também pela nutricionista Graziela, em 04 e 05 de outubro. Saborosas tortas foram elaboradas, com ensinamentos sobre a preparação da massa, decorações, recheios e coberturas, assim como docinhos variados, como o brigadeiro, beijinho, doces de copo, glaçados e caramelados.

Todos as formações foram gratuitas, custeadas pelo Senar e geram certificado de conclusão.

“’Essa parceria com os municípios é muito positiva, pois faz com que os cursos do Senar alcancem mais pessoas, e também atende as demandas locais de formação junto aos munícipes. Os participantes ganham novos conhecimentos, que podem ser aplicados no dia a dia de forma pessoal, ou ainda, no profissional, contribuindo com a geração de renda”, destaca a presidente do SR, Teodora Lütkemeyer.

Redação: Ana Cláudia Stumm

Fotos: Divulgação