top of page

Laudos do Proagro elaborados pela Emater/RS já passam de 8 mil no RS

3.518 perícias em lavouras de milho e 3.435 nas de soja foram realizadas pela Emater-RS desde dezembro


O número de laudos do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro) elaborados no Rio Grande do Sul pela Emater/RS, vinculada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), já ultrapassou a marca dos 8 mil. Desde dezembro, técnicos realizam perícias, especialmente em lavouras de milho e soja, as mais castigadas pela estiagem.

Uma proposta de simplificação da metodologia das perícias do Proagro foi encaminhada pelo Secretário Covatti Filho na última semana para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A iniciativa têm por finalidade compatibilizar as recomendações sanitárias oficiais com a necessidade de preservar os direitos dos agricultores atingidos pela estiagem que assola o Estado.


De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, as perícias estão sendo feitas em caráter emergencial, considerando os decretos estaduais e municipais frente à pandemia da Covid-19. “Mudamos nossa rotina, mas estamos a postos para os atendimentos e serviços essenciais, como os laudos de Proagro, as ações de enfrentamento à estiagem e o atendimento ao público em vulnerabilidade social’. Os laudos periciais são necessários para avaliar e quantificar as perdas, amparadas pelo Proagro, sendo fundamentais para calcular o valor da indenização que o produtor tem direito a receber.


De acordo com os números, atualizados diariamente pela Diretoria Técnica da Emater/RS, até o momento, no Estado, já foram realizadas 3.518 perícias em lavouras de milho e 3.435 nas de soja. Entre os produtores de frutas, foram concluídos até o momento 260 laudos para uva, 227 para ameixa, 163 para maçã e 157 para pêssego. As maiores perdas na fruticultura estão concentradas na serra gaúcha.


Os números indicam ainda perdas nas culturas da cebola, com 49 laudos periciais de Proagro realizados até agora, do feijão, com 26 laudos, e do alho, com 18 laudos, além de outros 189 laudos referentes a culturas de menor impacto econômico.


Na região de Ijuí, que abrange 44 municípios dos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, até o momento os técnicos da Emater/RS concluíram 2.166 perícias de Proagro em lavouras de soja e 372 em lavouras de milho.


FONTE: CLEUZA BRUTTI/ASSESSORIA DE IMPRENSA DA EMATER/RS – REGIONAL DE IJUÍ

Foto: Defesa Civil RS

Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page