Guasqueria apresenta técnicas do artesanato gaúcho e encerra agenda de cursos do ano

Combinando arte e tradição, a guasqueria é um ofício artesanal que utiliza como matéria prima dos trabalhos o couro cru, sem curtimento de produtos químicos ou vegetais.

Para uso na lida gaúcha e do campo, o guasqueiro, como é chamado o artesão, fabrica peças do apero crioulo para a montaria e encilha dos cavalos e outros produtos típicos do gaúcho.

Apresentando as técnicas desse ofício, o Sindicato Rural promoveu através do Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) o curso de Guasqueiro – Confecção de Peças de Couro, nos dias 05 e 06 de dezembro, com a instrução de Paulo Xavier.

Nas dependências do CTG Galpão Amigo de Não-Me-Toque, 10 participantes desenvolveram o passo a passo dos artefatos, desde a preparação das ferramentas e dos tentos para as tranças, até a confecção final das peças, como rédeas, bucal, mango, relho, cinturões, bainhas de faca, entre outros. Os alunos já haviam realizado em outra ocasião a primeira etapa do curso, que ensinou a trabalhar o couro.

O instrutor destaca que esse tipo de artesanato é muito antigo e está se extinguindo, sendo importante incentivar e promover ações para a continuidade. Ele também comenta que, além de confeccionar peças para uso particular, pode-se também fazer a comercialização: “Hoje as peças produzidas com couro têm um valor comercial alto, o que pode ser uma opção de fonte de renda a todos que participam do curso”, destaca Paulo.

A presidente do Sindicato Rural, Teodora Lütkemeyer, comentou sobre a realização do curso, que encerrou a agenda de capacitações do ano: “Esse curso é um resgate cultural, propicia a formação profissional numa área com perspectivas de crescimento no comércio e turismo, podendo ser aplicado na lida na propriedade rural. Assim encerramos nossa agenda de cursos do Senar deste ano, mas já estamos com o planejamento de 2024 em andamento e iremos divulgar em breve”.

Redação: Ana Cláudia Stumm

Contato: 54 3332-1621