Diversidade de temas nas capacitações promovidas pelo Sindicato Rural em fevereiro

Desempenhando suas atividades mensais, o Sindicato Rural de Não-Me-Toque ofereceu uma diversidade de cursos com temas relevantes ao longo do mês de fevereiro, através do SENAR-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Abrangendo desde o artesanato até questões de segurança no trabalho, os cursos reforçam o compromisso da entidade no desenvolvimento pessoal e profissional das comunidades.

Um dos destaques do mês foi o Curso de Artesanato - Bonecos de Pano, sempre muito solicitado, realizado na comunidade de São José da Glória em Victor Graeff, de 05 a 08 de fevereiro. Sob a orientação da instrutora do Senar, Neri Faller, 10 participantes tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo da arte dos bonecos de pano, explorando técnicas tradicionais e desenvolvendo suas habilidades criativas.

A preocupação com a segurança no ambiente de trabalho e também a exigência de certificação para exercício das atividades rurais, foi enfatizada através do Curso de NR 35 - Segurança nos Trabalhos em Altura no Meio Rural, que contou com a parceria da empresa Jan Implementos Agrícolas. Dividido em duas turmas, nos dias 22 e 23 de fevereiro, com 09 e 11 profissionais, respectivamente, o instrutor do Senar, Alan Karnopp, aprofundou conhecimentos sobre as normas aplicáveis nas atividades realizadas em altura, riscos e medidas de controle, procedimentos de proteção e noções de técnicas de resgate, visando a prevenção de acidentes e a promoção de locais de trabalho mais seguros.

Explorando o potencial da agricultura familiar, o curso de Processamento de Hortaliças, realizado na comunidade de Linha Jacuí de 14 a 16 de fevereiro, atraiu 10 participantes. Repassando técnicas de processamento, o instrutor do Senar, Paulo Aydos Moreira, destacou princípios e métodos de conservação, preparo dos produtos, armazenamento, legislação e comercialização, permitindo a diversificação e qualidade da produção, o aproveitamento integral dos alimentos e a geração de renda.

Por fim, visando aprimorar habilidades em informática básica e gestão, o curso de Excel Básico - Gestão Rural foi realizado nos dias 28, 29 de fevereiro e 1º de março. Os 11 alunos, colaboradores da empresa Jan, exploraram uma das ferramentas mais utilizadas para análise e organização de dados, aprendendo métodos básicos do Excel para suas atividades gerenciais diárias.

Todos os cursos foram gratuitos pelo SENAR, com posterior certificação de conclusão.

“Essa diversidade de cursos que o Senar oferece é muito positiva, pois contempla um público variado. Os participantes aproveitaram os ensinamentos, cada qual em sua área de interesse, e poderão agora utilizá-los no seu desenvolvimento pessoal e profissional”, avaliou a presidente do SR, Teodora Lütkemeyer.

Sindicato Rural de Não-Me-Toque

Texto: Ana Cláudia Stumm