top of page

Referência no Sul, Comissão das Mulheres do Sindicato Rural de Não-Me-Toque ganha destaque em reunião da CNA

Atualizado: há 6 dias

A Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) promoveu, na tarde de 23 de julho, uma reunião virtual com as comissões estaduais da Região Sul (RS, SC e PR), com o objetivo de conhecer a realidade de cada estado e trocar experiências sobre os avanços, desafios e casos de sucesso das mulheres no meio sindical e agropecuário.


Durante o encontro, as representantes estaduais tiveram a oportunidade de apresentar um panorama das atividades desenvolvidas em suas regiões, abordando temas como o histórico dos grupos, perfil regional, engajamento sindical e formas de auxílio da Comissão Nacional no fortalecimento das ações estaduais.


No caso do Rio Grande do Sul, a apresentação da Comissão das Mulheres do Agro da Farsul foi conduzida por Martha Louzada, que coordena a comissão juntamente com Teodora Lütkemeyer. Ela destacou o objetivo de fortalecimento feminino dentro do sistema sindical, com foco na ampliação da participação das mulheres e no desenvolvimento de lideranças no setor agropecuário e também abordou os desafios iniciais enfrentados, como a falta de clareza sobre a adesão ao movimento, o esforço necessário para o engajamento das mulheres, o desconhecimento sobre a importância do sindicalismo e as barreiras culturais ainda presentes em algumas regiões. Entre os principais avanços, foram mencionados o diagnóstico inicial nas regiões, a elaboração de um manual de instalação das comissões, o planejamento e a avaliação anual das ações, além das capacitações como ferramenta essencial de mobilização. O trabalho em parceria com a Associação De Olho no Material Escolar também foi citado como exemplo de conexão entre o agro e a sociedade.


Como caso de sucesso com ações que já fizeram a diferença, a Comissão das Mulheres do Sindicato Rural de Não-Me-Toque foi referência e ganhou destaque. A coordenadora local Michele Birck, que também é 2ª vice-presidente do Sindicato, compartilhou a trajetória do grupo, formado há pouco mais de um ano, e que já soma resultados expressivos. Desde a sua criação, a Comissão tem promovido capacitações sobre temas importantes como o papel da mulher na propriedade, contabilidade no agronegócio, previdência social e aposentadoria, além de uma série de visitas técnicas a empresas locais do setor agro, promovendo o conhecimento prático e o fortalecimento das redes.


O crescimento do grupo também impressiona: começou com 16 participantes e hoje conta com 52 mulheres engajadas. O último evento promovido pela Comissão contou com a presença de 29 participantes. Além disso, o número de mulheres associadas ao Sindicato Rural de Não-Me-Toque passou de 5% para 35% desde a criação da Comissão.


Michele destacou o reconhecimento recebido pela CNA: “Foi uma troca muito rica, poder conhecer a realidade dos outros estados, pois cada um tem suas particularidades e pontos em comum. A CNA elogiou o trabalho da Comissão da Farsul como um todo, especialmente a forma como foi iniciado o processo, com um diagnóstico detalhado da realidade local. Eles demonstraram interesse em levar esse modelo para outras comissões pelo Brasil. Também ficaram muito impressionados com o que temos feito aqui no nosso sindicato, e isso nos motiva ainda mais a seguir fortalecendo a atuação feminina no agro.”


O encontro reforçou o papel estratégico das comissões estaduais e locais para o fortalecimento do sistema sindical, valorizando a contribuição das mulheres na construção de um agro cada vez mais representativo, técnico e comprometido com o futuro.

ree

 Informações à Imprensa:

Por Ana Cláudia Stumm - Sindicato Rural de Não-Me-Toque

Whatsapp: 54 3332-1621

Redes Sociais: @sindicatoruralnmt

 
 
 

Comments


Clique aqui para falar com a gente!

Um site de @Stefano Santos, PortalNMT | Sindicato Rural de Não-Me-Toque 2020 | Todos os direitos reservados 

bottom of page