Proposta de Zoneamento Climático feito pela Farsul é encaminhado pela SEADPR

Secretaria tem até o dia 31 de julho para repassar calendário ao Mapa

A Farsul, por meio da sua Comissão de Grãos, elaborou juntamente com demais entidades do setor uma proposta de calendário para Zoneamento agrícola de risco climático safra 2020/2021. As datas foram apresentadas e aceitas pela Secretaria da Agricultura em reunião realizada nesta terça-feira, dia 22. Ela tem até o dia 31 de julho para encaminhar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja.

O período de vazio sanitário para a safra 2022/2023 no Rio Grande do Sul será de 13 de julho a 10 de outubro. E a data da semeadura será de 11 de outubro a 28 de janeiro para a safra 2021/2022. Conforme o coordenador das Comissões de Grãos da Farsul e vice-presidente da entidade, Elmar Konrad, o calendário era o melhor a se fazer, embora o ideal seria ser regionalizado. "Se antecipamos o plantio em razão de uma região, perdemos no final em outra. Por isso regionalizar seria o ideal", afirma.

Fonte: Imprensa Sistema Farsul