Projeto de Gestão de Riscos na Empresa Rural oportuniza qualificação no campo

Projeto desenvolvido com associados da Cotrijal aponta soluções na gestão das propriedades rurais

A Presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, participou na tarde de quinta-feira (10) da apresentação de resultados do Projeto de Gestão de Riscos na Empresa Rural, que aconteceu no Auditório Central da Expodireto Cotrijal.

O projeto, lançado em maio de 2021, é uma parceria da Cotrijal, Sebrae/RS, Senar e Farsul e contou com 56 famílias da área de ação da Cooperativa, que participaram de 58 horas de atividades práticas e teóricas.

“O projeto visa auxiliar o produtor na gestão do seu negócio, para que ele possa produzir de forma sustentável e principalmente com renda. Identificar e diminuir os riscos e manter a saúde financeira do seu negócio”, avaliou o superintendente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima.

“Este projeto nos oportunizou conhecer mais a fundo o nosso negócio e de uma forma organizada”. A frase é do produtor rural e associado da Cotrijal, Alexandre Luiz Monegat, de Colorado, que fez um agradecimento a todos os envolvidos no Projeto de Gestão de Riscos na Empresa Rural.

“Conseguimos resolver problemas de inventários e testamentos que por muito tempo nos causavam preocupações. Esse projeto caiu como uma luva em nosso trabalho”, destacou o produtor.

A produtora e associada da Cotrijal, Luciane Rheinheimer, também ficou satisfeita com o projeto. Com 20 anos de experiência na gestão da propriedade da família, ela destacou os pontos positivos das atividades. “Conseguimos identificar lucratividade, rentabilidade, custos fixos da propriedade e os investimentos. O que nos facilita na hora da tomada de decisão”, explicou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal