Programa “Operação Terra Forte” é apresentado em Não-Me-Toque
- sitesindicatorural7
- há 21 horas
- 2 min de leitura

Na tarde de terça-feira, 29 de julho, o Auditório da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque sediou a reunião de apresentação do programa Operação Terra Forte, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Emater/RS-Ascar.
O encontro contou com a participação de produtores rurais, integrantes do Conselho Municipal de Agricultura (CMA) e lideranças locais, como o presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Silvio van Vüght. A apresentação foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo e Chefe do Escritório da Emater no município, Vinícius Toso, que trouxe um panorama da agropecuária gaúcha, dados estatísticos de produção e PIB, além do registro de eventos climáticos extremos que vêm impactando o setor. Também foram detalhadas as regras de participação, etapas do programa, critérios de seleção e os tipos de projetos que poderão ser contemplados.
Com objetivo de promover a recuperação socioprodutiva e ambiental das propriedades atingidas por eventos climáticos extremos, aumentar a resiliência da agricultura familiar e impulsionar práticas sustentáveis, o Operação Terra Forte é considerado a maior iniciativa de recuperação de solos da história do Estado, com investimento previsto de R$ 903 milhões.
Poderão participar agricultores familiares (com DAP ou CAF ativos), assentados, indígenas, quilombolas e pecuaristas familiares com Declaração de Pecuarista Familiar (DPF). A seleção das propriedades será realizada com base em critérios como necessidade de recuperação do solo, potencial de difusão, protagonismo de jovens ou mulheres e viabilidade técnica e socioeconômica das propostas.
Entre as etapas do programa estão: diagnóstico nas propriedades, elaboração de plano de ação, transferência de recursos de até R$ 30 mil por família, assistência técnica por dois anos e atividades de difusão de boas práticas produtivas, sociais e ambientais.
Além disso, o programa contempla a qualificação de patrulhas agrícolas mecanizadas, com a aquisição de tratores agrícolas que serão destinados aos municípios mediante termo de doação, que se responsabilizarão pelos encargos e outras contrapartidas. Os equipamentos darão suporte à execução das ações de recuperação nas propriedades.
Em Não-Me-Toque, o programa ainda não tem data definida para abertura de inscrições. A seleção será realizada em conjunto com o Conselho Municipal de Agricultura, a partir das inscrições feitas no escritório local da Emater. Mais informações podem ser solicitadas com a Emater.
Informações à Imprensa:
Por Ana Cláudia Stumm - Sindicato Rural de Não-Me-Toque Foto: Ascom Prefeitura Municipal
E-mail: sindiruralnmt@dgnet.com.br
Whatsapp: 54 3332-1621
Redes Sociais: @sindicatoruralnmt
Opmerkingen