top of page

"O agro precisa da força feminina para seguir crescendo", destaca Teodora Lütkemeyer em evento da Embrapa em Santa Catarina

ree

Com uma trajetória consolidada no agronegócio, Teodora Lütkemeyer, Presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque e Coordenadora da Comissão das Mulheres da Farsul, foi uma das grandes vozes do evento "Elas no Agro: Protagonismo Feminino na Suinocultura e Avicultura", que marcou o início das comemorações dos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves. O encontro aconteceu no dia 7 de março, na sede da Unidade em Concórdia (SC), sendo espaço de troca, escuta e inspiração em que se discutiu temas essenciais como produção, gestão e pesquisa, sempre com o olhar atento para a contribuição das mulheres nestas áreas.


Teodora comandou a palestra magna "O papel da mulher na agropecuária", dividindo o palco com sua filha, Anna Júlia Lütkemeyer, oportunidade em que compartilhou sua jornada no setor, incluindo o legado agrícola deixado por seus pais, o processo de sucessão vivenciado com seus filhos, assim como a participação nas Comissões de Mulheres da Farsul e CNA, na Associação De Olho no Material Escolar e outras atividades. Ao abordar os desafios enfrentados no campo e no posicionamento feminino no setor, ela ressaltou a força e a resiliência das mulheres rurais, enfatizando a importância do conhecimento para fortalecer o protagonismo feminino no agro. "Cada vez mais as mulheres estão se capacitando, conquistando espaço e demonstrando sua competência na gestão e na inovação do setor. O agro precisa da força feminina para seguir crescendo e nós estamos aqui, para nos apoiar e impulsionar umas às outras”, afirmou. Trocando ideias com a mãe, Anna Júlia destacou sua experiência como agrônoma e na atuação da gestão da propriedade da família, trazendo a perspectiva da nova geração de mulheres no agro.


A abertura do evento foi conduzida pela pesquisadora Ana Euler, Diretora de Inovação da Embrapa, que ressaltou a presença feminina no setor agropecuário e o avanço das mulheres em cargos de liderança. Ela também moderou o painel "A mulher no cenário da suinocultura e avicultura", reunindo profissionais de diversas áreas da agropecuária para discutir desafios e oportunidades para as mulheres no setor.


Outro destaque foi a participação da pesquisadora Cristina Arzabe, coordenadora do Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, que abordou a visão da Embrapa sobre o papel das mulheres na agropecuária. Em seguida, Pauline Bellaver, consultora em Sustentabilidade, apresentou o tema "Mulher do Agro: perspectivas para uma nova forma de liderar", trazendo insights do "Programa Mulheres Super Agro" da Seara. Finalizando a manhã, Eliana Renúncio, Gerente de Apoio Agropecuário da Aurora, discutiu a presença feminina na produção e industrialização de suínos e aves.


No período da tarde, o evento ganhou um tom inspirador, com a palestra motivacional "Mulheres Extraordinárias", da coach Andréa Silvestrim, e com os painéis "Trajetórias inspiradoras" e "Produtoras, profissionais e empreendedoras", que promoveram depoimentos e vivências inspiradoras de mulheres que atuam no setor.


Com avaliações positivas do público presente, o evento "Elas no Agro" reforçou a relevância da participação feminina no agronegócio, mostrando que a atuação das mulheres vai muito além da produção, alcançando a gestão, a pesquisa e a inovação.



Informações à Imprensa:

Por Ana Cláudia Stumm - Sindicato Rural de Não-Me-Toque

Whatsapp: 54 3332-1621

Redes Sociais: @sindicatoruralnmt


 
 
 

Comentários


Clique aqui para falar com a gente!

Um site de @Stefano Santos, PortalNMT | Sindicato Rural de Não-Me-Toque 2020 | Todos os direitos reservados 

bottom of page