Farsul completa 92 anos

NESTA SEXTA-FEIRA (24/5), A FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL CHEGA AOS 92 ANOS. MAS, A HISTÓRIA DA FARSUL ANTECEDE O 24 DE MAIO DE 1927. JÁ EM 1898 SURGIA A SOCIEDADE AGRÍCOLA PASTORIL DO RIO GRANDE DO SUL, PRIMEIRA AGREMIAÇÃO RURALISTA. EM 1905 A IDEIA DE UNIR AS ASSOCIAÇÕES EXISTENTES NO ESTADO POR MEIO DE UMA FEDERAÇÃO GANHAVA FORMA, QUE FOI CONCRETIZADA EM 1909 COM A FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL.


APÓS UMA SÉRIE DE FUSÕES E EXTINÇÕES DE ENTIDADES, É CRIADA A FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL (FAR), PRIMEIRO NOME DA FARSUL. A FUNDAÇÃO ACONTECEU NA SESSÃO INAUGURAL DO 2º CONGRESSO RURAL. A PROPOSTA FOI APROVADA POR ACLAMAÇÃO PELOS REPRESENTANTES DAS 26 ASSOCIAÇÕES PRESENTES. O PRESIDENTE DO RIO GRANDE DO SUL NA ÉPOCA, ANTÔNIO BORGES DE MEDEIROS, COMANDOU O ENCONTRO.


FOI DURANTE SEU DISCURSO QUE ELE CONCLAMOU A UNIÃO DOS PRODUTORES: “ASSOCIAI-VOS, ORGANIZAI UMA DIREÇÃO CENTRAL, CRIAI OS MECANISMOS NECESSÁRIOS À DEFESA DE VOSSA INDÚSTRIA. INDIVIDUALMENTE E ISOLADOS CONTINUAREIS A SER FRACOS E IMPOTENTES, MAS ORGANIZADOS E UNIDOS PELA SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO SEREIS UMA FORÇA INVENCÍVEL”.


DESDE ENTÃO A FEDERAÇÃO VEM TRABALHANDO NA DEFESA E REPRESENTATIVIDADE DO PRODUTOR RURAL DO RIO GRANDE DO SUL. AO LONGO DOS ANOS FORAM DIVERSAS AÇÕES NA GARANTIA AO DIREITO À PROPRIEDADE, CRÉDITO E SEGURO RURAL, SANIDADE ANIMAL, RENEGOCIAÇÕES DE DÍVIDAS ENTRE OUTROS TEMAS QUE PERMANECEM NA PAUTA DA ENTIDADE. A SEGURANÇA PARA QUE O PRODUTOR POSSA REALIZAR SEU TRABALHO, GARANTINDO SEU SUSTENTO E DE SUA FAMÍLIA E O CRESCIMENTO DO ESTADO E DO PAÍS É A PAUTA DIÁRIA DO TRABALHO DOS DIRIGENTES E COLABORADORES DA FARSUL.


E É ESSE POSICIONAMENTO UNIDO A INCANSÁVEL DISPOSIÇÃO DE LUTAR PELO SETOR QUE GARANTIRAM À FARSUL RECONHECIMENTO, PROTAGONISMO E RESPEITO NO CENÁRIO NACIONAL AO LONGO DAS DÉCADAS, NUM PROCESSO DE CRESCIMENTO CONSTANTE. É OLHANDO PARA TRÁS, COM O RESPEITO E RECONHECIMENTO A HISTÓRIA DESSES GRANDES PERSONAGENS, QUE NOS INSPIRAMOS PARA DAR CONTINUIDADE A ESSE TRABALHO QUE TEMOS ORGULHO DE FAZER PARTE.




logo_topo.png

Um site de @Stefano Santos, PortalNMT | Sindicato Rural de Não-Me-Toque 2020 | Todos os direitos reservados 

Clique aqui para falar com a gente!