Ex-Presidente do SR, Willibrordus van Lieshout recebe título de Cidadão Honorário de Não-Me-Toque

O ex-presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Sr. Willibrordus Henricus Van Lieshout, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Não-Me-Toque, indicação do Vereador Charles Morais com aprovação dos demais vereadores. A sessão solene de entrega da honraria a esse importante imigrante e produtor rural aconteceu na noite desta quinta-feira (17), e contou com a participação dos seus familiares, amigos, admiradores e autoridades, incluindo a atual presidente do SR, Teodora Lütkemeyer.

A cidadania honorária é um título concedido para alguma pessoa que não é natural do município, mas que tenha realizado ações e feitos de relevância para a sociedade.

Willi, como é conhecido por muitos no município, nasceu em 24 de junho de 1937 em Heeswijk, uma pequena cidade da Holanda.

Cursou na Europa o 2º grau e também o curso agropecuário e de contabilidade, frequentados por dois anos. Como agricultor, foi líder de jovens rurais na Holanda.

Veio para o Brasil em 1958, e em janeiro de 1961 casou-se com Alberta Wilhelmina Maria Sleutjes (Betsie) na cidade de Jaguariuna, no estado de São Paulo e deste casamento nasceram 06 filhos: Adriano Afonso Maria (in memoriam), Adriano Afonso, Afonso Lamberto, Paulo Alberta, Marcelo Teodoro e Eduardo Willy.

Com o objetivo de ampliar sua atuação na agricultura, no ano de 1962 se mudou com a família para Não-Me-Toque, sendo um dos imigrantes pioneiros que desbravaram e ajudaram no crescimento e transformação do município; aqui também teve importante papel para o desenvolvimento e inovações no setor agrícola.

Em sua trajetória em Não-Me-Toque, tem um vasto currículo de serviços prestados a entidades e organizações sociais. Foi conselheiro fiscal e de administração da Cotrijal, vice-presidente da Comunidade Católica, presidente da APM da Escola São José, presidente da APAE, presidente da ACINT, fundador e presidente do Sicredi Alto Jacuí, presidente da Associação Holandesa e professor de língua holandesa, presidente do Sindicato Rural e do Congresso Apsul-América.

No Sindicato Rural, Seu Willi é associado há 30 anos. Sempre muito participativo, contribuiu no desenvolvimento e valorização do agronegócio, atuando em defesa do produtor rural. Foi presidente da entidade por 06 mandatos (17 anos de gestão). Atualmente, é membro da diretoria como conselheiro fiscal.

“Seu Willi é um grande líder, um homem admirado por muitos e merecedor desta homenagem. Juntamente com sua esposa Betsie, construiu parte da sua história em nosso município, colaborando significativamente com muitas entidades, incluindo o nosso Sindicato Rural, que se solidificou e teve destaque com o seu apoio. É uma honra tê-lo como associado, muito participativo, e presidente por tantos anos”, relatou a presidente do SR, Teodora.

Holandeses prestigiaram a entrega

Em seu discurso durante a sessão, o homenageado agradeceu a oportunidade de ter participado de tantas entidades:

"Eu não fiz nada sozinho, eu fiz tudo junto com vocês, por que praticamente todos trabalharam junto comigo em uma ou outra entidade, e eu acho natural que quando se mora em um certo lugar, quando se vai bem neste lugar, você tem obrigações, eu sempre senti obrigação de trabalhar também para a comunidade".

O Vereador Charles, proponente do projeto publicou em suas redes sociais:

“ [...] É preciso homenagear aqueles que contribuem com o desenvolvimento de nosso município, e este reconhecimento é salutar que seja em vida, enquanto ainda podemos apertar a mão, olhar nos olhos, agradecer e parabenizar pelos feitos em nome do bem comum.”

Willibrordus realizando a entrega de um exemplar do seu livro para Teodora

Deixando um lindo legado e história, Willibrordus escreveu um livro chamado "Eu era um deles", onde conta sua história de vida e como foi viver em meio a 2ª Guerra Mundial e posteriormente a sua imigração para o Brasil.

No documentário “A História – Imigração Holandesa em Vídeo” promovido pela Associação Holandesa e produzido pelo Portal NMT, também deixou depoimento sobre sua trajetória. Confira:

HOMENAGEM DO SINDICATO RURAL:

Redação: Ana Cláudia Stumm, com informações do Portal NMT