Desafios e conquistas marcam a posse da nova diretoria do Sindicato Rural, presidida por Teodora


Desafios, cenário de incertezas, conquistas e o compromisso de continuar atendendo as demandas dos produtores rurais. Essas foram as palavras e sensações que marcaram a posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, realizada no sábado (09.07) com almoço-festivo na sede do CTG Galpão Amigo.


A solenidade iniciou com o agradecimento aos membros da última gestão, pela parceria e disponibilidade ao longo dos três anos. Em seguida, os novos componentes da diretoria foram apresentados e empossados, através de juramento de compromisso, ato conduzido pelo Diretor Administrativo da Farsul – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – Francisco Schardong. O mandato será de 03 anos (2022-2025).


No discurso de posse, a presidente reeleita com unanimidade de votos, Teodora Lütkemeyer, salientou a missão da entidade em orientar e representar os produtores rurais e disse que apesar da pandemia ter impactado algumas ações do seu primeiro mandato, ainda assim foi possível alcançar bons resultados: “Tivemos menos tempo efetivo de gestão, pois devido a pandemia foi preciso fechar o sindicato por alguns períodos, os cursos em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) foram cancelados e eventos foram adiados. Houve também bastante redução de recursos para as atividades. Mas o agro não parou nenhum momento e o nosso movimento sindical e a nossa Federação da Agricultura seguiram defendendo os interesses dos produtores”.


Em uma breve prestação de contas, a presidente destacou algumas ações importantes que ocorreram no triênio, como a redução de custos administrativos, inovação digital com comunicação aos associados e comunidade, renovação de logomarca, implantação de programas – Mulheres em Campo / ATEG (Assessoria Técnica e Gerencial do Senar) / ILP (Integração Lavoura e Pecuária), oferecimento de cursos de qualificação com o Senar, realização do 5º Apsul América, apoio à Comissão Rural Jovem da Farsul, busca por valores justos de ITR e decretos de emergência de estiagem com os municípios, além de pautas lideradas pela Farsul.


“Iniciamos agora uma nova missão, nos propomos a otimizar ainda mais nossas atividades, e precisamos do apoio e participação dos nossos associados, no sentido de que nos tragam suas demandas para podermos encaminhar e buscar soluções. Queremos também aumentar nosso quadro social, trazendo novos produtores, inclusive mais mulheres e jovens”, reiterou Teodora.

Ao fazer uso da palavra, o Diretor da Farsul, Schardong, parabenizou a nova diretoria e destacou que atualmente 240 municípios gaúchos são atendidos pelos sindicatos rurais da Federação, sendo imprescindível boas lideranças para o desenvolvimento das ações sindicais: “Precisamos ter representantes assim com a presidente Teodora. O Sindicato de Não-Me-Toque é um exemplo a nível de Rio Grande do Sul, pelo seu trabalho, equilíbrio, gestão financeira e liderança. Saio hoje daqui satisfeito por ver que o tema de casa foi cumprido com êxito e será continuado”.


Schardong também salientou sobre os desafios do agronegócio diante de um cenário de incertezas, com ano eleitoral, estiagens, aumento de custos de produção e outros fatores. Citou que a Confederação Nacional da Agricultura está organizando o Encontro Nacional do Agro, em agosto, momento em que os Estados farão uma grande mobilização com a participação da Farsul e dos presidentes dos sindicatos rurais, visando mostrar a força do agro e elaborar pautas eleitorais.


O Prefeito Municipal de Lagoa dos Três Cantos, Sérgio Antônio Lasch, saudou os empossados e falou em nome dos poderes executivos dos três municípios de abrangência do sindicato: “Nossa região tem predominante a economia agropecuária e por isso sabemos da importância dos produtores rurais e do seu trabalho diário. Possuímos uma excelente parceria com o Sindicato Rural, tanto na realização de cursos de formação rural e de promoção social, quanto num diálogo aberto para o atendimento de demandas rurais”.



O ex-presidente do Sindicato, Willibrordus Van Lieshout, que esteve no comando da entidade por 17 anos e agora permanece na diretoria no conselho fiscal, em entrevista destacou a atuação de Teodora: “A presidente está fazendo um belíssimo trabalho. Na minha época tínhamos muito mais recursos financeiros para trabalhar, já a Teodora precisa trabalhar com menos, e ela consegue fazer isso com resultado excelente”.

Ele também falou da satisfação de vê-la integrando o conselho fiscal da Farsul: “Para nossa região e nosso sindicato é uma honra tê-la como representante dentro do grupo da Federação.”


Para finalizar a solenidade, a presidente Teodora antecipou o convite para importantes eventos previstos, sendo a comemoração do aniversário de 55 anos do Sindicato (setembro/22), o Encontro de Mulheres do Agro (em novembro/22) e 6º Apsul América (setembro/23).


Após o almoço, os presentes prestigiaram a apresentação do talento local “Muriel Gaiteiro”. Na oportunidade foi destacado que a Farsul está apoiando a iniciativa que busca a valorização e preservação da música do RS através da participação de artistas gaúchos em feiras e eventos municipais.





PRESTÍGIO - Além da classe produtora, estiveram presentes na solenidade a imprensa local e as seguintes autoridades: Francisco Lineu Schardong - Diretor Administrativo da Farsul, Sergio Antonio Lasch - Prefeito de Lagoa Três Cantos, Edmilson Guadagnin - Secretário Municipal de Obras, representando o Poder Executivo de Não-Me-Toque, Vanize Beatriz Fritzen - Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque; Derly Girardi e Luis Fernando Pires - Assessores da Presidência da Farsul, Gilmar Desconzi - Supervisor da Região Centro do Senar-RS, Ernani Bernardi - representante da Casa Rural, Vinicius Toso – engº agrônomo responsável pela Emater e Presidente do Conselho Agropecuário de Não-Me-Toque, Ana Rúbia Graeff – engª agrônoma e técnica responsável pelo ATEG – Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Paulo Lacerda, assessor do Deputado Estadual Sérgio Turra.


COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA:

Presidente – Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer;

1° Vice-Presidente – Sílvio van Vught;

2° Vice-Presidente – Edmilson Guadagnin;

1ª Secretária – Genisse Zagonel Schiochet;

2ª Secretária- Elisabeth Petronella Maria Sanders;

1° Tesoureiro – Juliano Sanders

2° Tesoureiro – Martin Otto Wallauer

Suplentes da Diretoria: Airton Mário Görgen, Geraldo João Kok e Jairo Marcos Kohlrausch

Conselho Fiscal Efetivos: Atílio Felipe Paludo, Dirceu Olair Hoffstaedter e Leandro Bürgel de Souza. Suplentes: Mirco André Lassig, Nercisio Schmidt e Willibrordus Henricus van Lieshout

Delegados Representantes Farsul: Efetivo: Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer; Suplentes: Silvio Van Vught e Edmilson Guadagnin




 

Informações à Imprensa:

Sindicato Rural NMT

Redação: Ana Cláudia Stumm

Fotos: Helaine Zart - A Folha

54 3332-1621/ 54 98429-7166

sindiruralnmt@dgnet.com.br

facebook.com/sindicatoruralnmt

instagram.com/sindicatoruralnmt


















Clique aqui para falar com a gente!