Ciclo de palestras sobre a Saúde da Mulher reúne mais de 150 participantes

O mês de Outubro é marcado mundialmente por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A campanha, conhecida como Outubro Rosa, é celebrada anualmente desde os anos 90 e objetiva compartilhar informações de saúde e promover a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Em alusão à campanha e à saúde feminina, o Sindicato Rural de Não-Me-Toque promoveu um ciclo de palestras sobre a saúde da mulher, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR RS, nos dias 19 e 20 de outubro.

_Mulheres reunidas em Lagoa dos Três Cantos_

Em Não-Me-Toque, as palestras foram realizadas em três momentos, em parceria com o CRAS e a Secretaria de Saúde, com cerca de 60 participantes, e também durante o III Encontro de Mulheres do Sindicato, em que 11 produtoras tiveram um bate-papo nessa temática. Já em Lagoa dos Três Cantos, a Secretaria de Saúde de Lagoa viabilizou um evento, reunindo mais de 80 mulheres.

Os assuntos foram abordados pela enfermeira e instrutora do Senar, Katia Simoni Marx, que salientou a importância do autocuidado, da atenção aos sinais do corpo e da procura de atendimento médico quando necessário. Além do alerta para as principais doenças femininas, como o câncer de mama e de colo de útero, a enfermeira explanou as doenças sexualmente transmissíveis que mais afetam o gênero (corrimento, candidíase, gonorreia, Aids e outras), bem como instruiu as medidas de higiene, métodos anticoncepcionais e os aspectos essenciais à saúde e bem estar femininos. “Que bom ver essas mulheres reunidas, dispostas a aprenderem sobre seu corpo e mente, e preocupadas em cuidarem de si mesmas. Esse é o objetivo do Senar, criar oportunidades de educação, informação, prevenção e diagnóstico de doenças, possibilitando o cuidado da saúde integral feminina, contribuindo assim para aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida”, destacou a enfermeira.

A presidente do SR, Teodora Lütkemeyer, falou sobre a popularidade do Outubro Rosa e a satisfação em promover o ciclo de palestras: “Essa campanha alcançou o mundo de forma bonita, motivando e unindo a sociedade em torno dessa nobre causa feminina. Ficamos felizes em proporcionar esses momentos de aprendizado, sempre em parceria com as Secretarias Municipais dos municípios da nossa área de abrangência”.

Redação: Ana Cláudia Stumm

Contato: 54 3332-1621