A busca por conhecimento e qualificação profissional já começou no Sindicato Rural de Não-Me-Toque, por meio dos cursos promovidos em parceria com o SENAR-RS. No mês de janeiro, dois cursos de formação rural foram realizados, capacitando produtores e trabalhadores para atender às exigências do setor agropecuário.

Para adequação à obrigatoriedade da NR 31, que requer capacitação para aplicadores de defensivos agrícolas, e para atualizar os conhecimentos sobre a aplicação e o sistema de pulverização, sete produtores participaram, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, do curso de Pulverizador Autopropelido (NR 31), com o instrutor Gustavo Blom Pippi. Durante a formação foram abordados diversos aspectos sobre a segurança e saúde do aplicador, os parâmetros, classificação das pontas, componentes, regulagem e calibração do pulverizador, tecnologias de automação com georreferenciamento e outras questões referentes aos produtos hormonais, acontecendo inclusive atividades práticas para fixação do aprendizado.
Um dos participantes destacou a importância do curso para informações sobre as novas normativas e aspectos da aplicação de hormonais: "Já tinha conhecimento sobre muitas coisas, mas o instrutor trouxe novas ideias e conceitos que podem ser implementados nos processos da aplicação, que inclusive nos ajudam a reduzir custos."

Outra exigência ao produtor rural é a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro público eletrônico que integra informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo uma base de dados essencial para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico. O registro também pode ser utilizado para obtenção de crédito rural, seguro agrícola e participação em programas de incentivo.
Para atualização sobre o processo de regularização, dez pessoas participaram do curso sobre o CAR, realizado nos dias 28 e 29 de janeiro. Na oportunidade, a instrutora Tatiane Netto repassou informações sobre a legislação ambiental vigente e o passo a passo para o preenchimento correto do documento. "O CAR é uma ferramenta fundamental para a gestão ambiental das propriedades rurais. Além de ser uma exigência legal, permite ao produtor ter mais segurança jurídica e acesso a benefícios importantes, como financiamentos e programas de apoio ao setor agropecuário", destacou a instrutora.
Ambos os cursos foram gratuitos e forneceram certificado de conclusão aos participantes, contribuindo para a capacitação e profissionalização dos trabalhadores rurais da região.
A agenda de formações segue no mês de fevereiro, com mais quatro cursos voltados à capacitação no meio rural: Nota Fiscal Eletrônica, Inclusão Digital, Excel Básico e NR 35 – Segurança nos Trabalhos em Altura. Interessados podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Não-Me-Toque para mais informações e inscrições.
Informações à Imprensa:
Por Ana Cláudia Stumm - Sindicato Rural de Não-Me-Toque
E-mail: sindiruralnmt@dgnet.com.br
Whatsapp: 54 3332-1621
Redes Sociais: @sindicatoruralnmt
Comentários