Agro do amanhã: encontro reúne produtoras rurais para refletir sobre a aposentadoria rural
- sitesindicatorural7
- há 9 minutos
- 2 min de leitura

No segundo ano de atividades, a Comissão das Mulheres do Sindicato Rural de Não-Me-Toque segue cumprindo seu propósito de ser um espaço de troca, integração e aprendizado. Com foco em fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres do agro, a Comissão envolve produtoras de Não-Me-Toque, Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff, área de abrangência do Sindicato.
Através de encontros periódicos, o grupo busca promover palestras, cursos e formações que dialogam com a realidade e as demandas do setor, fortalecendo a participação feminina no agro.
Em 2025, as ações começaram com força total. Uma das primeiras atividades foi o “Café & Conversa” durante a Expodireto, momento de trocas inspiradoras com Angela Lieshout, produtora rural e presidente da Comissão das Mulheres da FAEG (Goiás), que compartilhou sua experiência de vida e de liderança no agro.
Encerrando o mês de abril, na tarde do dia 30, a Comissão promoveu um bate-papo com o tema "Agro do Amanhã: reflexões sobre a aposentadoria – Direitos e requisitos para garantir um futuro seguro para você e sua equipe do campo", conduzido por Nice Mariani, graduada em Direito e assessora previdenciária. Na ocasião, Nice apresentou orientações fundamentais sobre o planejamento da aposentadoria no meio rural, detalhando os principais direitos e os critérios legais para garantir esse benefício, tanto para as produtoras quanto para suas equipes no campo. O diálogo foi enriquecido com questionamentos e reflexões das participantes, que compartilharam dúvidas e vivências do cotidiano no meio rural.
Ao final da tarde as participantes confraternizaram, fortalecendo os laços que sustentam a força feminina no agro.
“Queremos fortalecer o papel da mulher no agro, oferecendo informação de qualidade e espaço para troca de experiências. Esses encontros nos conectam com o presente, mas também nos preparam para um futuro mais seguro e consciente no campo”, destacou Michele Birck, coordenadora da Comissão das Mulheres.
Para a produtora Marlise van Vüght, o evento foi esclarecedor: “Foi uma conversa leve, mas cheia de conteúdo. Muitas vezes a gente deixa para pensar na aposentadoria só quando está perto de se aposentar, e esse encontro nos fez ver como é importante planejar antes.”
A Comissão segue com sua programação ao longo do ano, reafirmando o compromisso com as mulheres que movem o agro.
Informações à Imprensa:
Por Ana Cláudia Stumm - Sindicato Rural de Não-Me-Toque
E-mail: sindiruralnmt@dgnet.com.br
Whatsapp: 54 3332-1621
Redes Sociais: @sindicatoruralnmt
Commentaires