Cada vez mais valorizadas e requeridas, as competências comportamentais desempenham um papel fundamental no nosso dia a dia, tanto de maneira pessoal quanto profissional.
Inerentes ao indivíduo ou desenvolvidas ao longo da vida a partir de experiências vivenciadas, elas expressam nossas atitudes, habilidades e aspectos de personalidade, influenciando a maneira como reagimos às situações corriqueiras e no relacionamento social. Dentre elas, o autoconhecimento e a liderança são competências que vem ganhando destaque.
Buscando aprimorá-las, duas turmas participaram de dois cursos relativos à temática, promovidos pelo Sindicato Rural de Não-Me-Toque, através do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Nos dias 19 e 20 de outubro, no curso de Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal, os 10 participantes mergulharam em uma jornada de auto exploração, compreensão pessoal e desenvolvimento de habilidades interpessoais, que envolveram também a motivação e o planejamento estratégico. Os feedbacks positivos destacaram a aplicabilidade prática desses conhecimentos no cotidiano, promovendo relações mais saudáveis e produtivas.
O curso subsequente, realizado em 13 e 14 de novembro, focou na Liderança e Desenvolvimento de Equipes, discutindo as estratégias e técnicas para otimizar a gestão de pessoas e o desempenho coletivo, incluindo a comunicação, o feedback, negociação e gestão de conflitos. A interatividade entre os 11 participantes e as dinâmicas desenvolvidas contribuíram para uma experiência de aprendizado envolvente e prática.
Ambas as capacitações foram gratuitas, com certificação e ministradas pelo instrutor do Senar, João Ricardo Malheiros de Souza.
“É importante desenvolver essas competências comportamentais, que facilitam além das interações diárias, os ambientes de trabalhos mais colaborativos, sendo fundamentais na construção de relacionamentos bem-sucedidos e na promoção do sucesso pessoal e profissional. Parabéns aos participantes por buscarem mais conhecimento na área”, mencionou a presidente do SR, Teodora Lütkemeyer.
Comments