top of page

Sindicato Rural promoverá evento de Saúde do Senar, com exames gratuitos e diversas ações

Está agendado para acontecer no dia 03 de junho (sábado) em Não-Me-Toque, o Programa de Saúde Preventiva do SENAR-RS, uma importante iniciativa que busca levar saúde e bem-estar para a população, tanto rural quanto urbana.


O evento organizado pelo Sindicato Rural, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e demais parceiros, oferecerá durante todo o dia aos não-me-toquenses acesso a diversas atividades relacionadas à saúde, incluindo exames gratuitos de Papanicolau (preventivo de câncer do colo de útero) para as mulheres (mediante agendamento) e de coleta de sangue de PSA (preventivo de câncer de próstata) para os homens, assim como testes rápidos de hepatites, sífilis, HIV.


Além disso, estão programadas palestras sobre saúde da mulher, do homem e adolescente e ações de Cuidado com a Pele - avaliação de pele e orientações com dermatologista, Saúde Bucal – orientações com odontologistas, Farmácia Solidária - entrega de medicação para doação e vencidas para descarte, avaliação das carteiras de vacinação, informações dos programas assistenciais, aulas de zumba e ritbox, exposição de artesanato e perucas, mateada, brinquedos infláveis e distribuição de lanches aos participantes dos exames e atividades.


A programação será das 8h às 12h e das 13h às 17h, junto ao Posto de Saúde Central. Em caso de chuva as ações serão transferidas ao Posto de Saúde e Ginásio do Bairro Martini.


“Estamos ansiosos em realizar esse Programa do Senar-RS, que é uma oportunidade valiosa para cuidar da saúde e prevenir doenças, além de promover a integração e a socialização da população rural e urbana. Convidamos toda a comunidade para participar, tragam seus filhos para brincar, sua cuia e térmica para a mateada e aproveitem as atividades que ofereceremos”, convida a Presidente do SR, Teodora Lütkemeyer.


AGENDAMENTO DE EXAMES e RECOMENDAÇÕES:

Agendamento:

Serão ofertados 120 exames de Papanicolau e 200 de PSA.

- Exames de Papanicolau devem ser previamente agendados no Sindicato Rural (whatsapp 98429-7166) e a realização será distribuída entre os dias 03/06 (sábado, manhã e tarde), 05/06 (segunda-feira) e 06/06 (terça-feira).

- A coleta de sangue de PSA poderá ser feita sem agendamento no dia do evento, ou se necessário, agendada para a semana posterior, conforme disponibilidade do laboratório.


Recomendações:

Mulher:

- Não ter relação sexual, mesmo que com camisinha, 2 dias antes do exame;

- Não usar duchas ou medicamentos vaginais, 2 dias antes do exame;

- Não estar menstruada.


Homem:

- Não realizar essas atividades 2 dias antes do exame: andar de moto, cavalo ou bicicleta;

- Não ter relação sexual, 2 dias antes.


APOIADORES/PARCEIROS:

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Assistência Social

Associação Amigos da Vida

Rotaract Club

Erva-Mate “Galo Véio”

Instrutores Luccas Beckmann e Angélica de Quadros

 

Informações à Imprensa:

Sindicato Rural NMT

Redação: Ana Cláudia Stumm

54 3332-1621/ 54 98429-7166

Site: sindiruralnmt@dgnet.com.br

Facebook/Instagram/Linkedin: @sindicatoruralnmt

Comentarios


Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page