top of page

Sindicato Rural lança novo grupo do Programa ATeG para impulsionar produtividade e gestão no campo

Mais uma etapa importante de desenvolvimento e capacitação para os produtores rurais da região está iniciando com o segundo grupo do programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, na categoria agricultura.


Desenvolvido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o ATeG é reconhecido como um programa de alcance positivo no meio rural e já atendeu desde 2022 mais de 23 mil produtores somente no Rio Grande do Sul, além dos demais estados brasileiros. Por meio de um acompanhamento gratuito, é oferecido aos participantes ferramentas essenciais para aprimorar as práticas de produção e a gestão no campo, com objetivo de aumentar a eficiência e lucratividade das propriedades rurais.


Marcando o começo do novo grupo, composto por 29 produtores de Não-Me-Toque, Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff, um evento de lançamento foi realizado na tarde de 31 de julho, no auditório da Acint, para apresentação do funcionamento do programa, esclarecimento de dúvidas e integração entre os inscritos.


Durante três anos, esses produtores receberão visitas mensais individuais da técnica do Senar-RS, a agrônoma Ana Rúbia Graff, custeadas totalmente pelo Senar. Ela será responsável por assessorar cada propriedade, tanto na implementação de técnicas produtivas quanto na gestão do negócio, através de diagnósticos, planejamentos, adequações, capacitações e estratégias de crescimento.


Presente no lançamento, o supervisor de campo de ATeG, Delmir Jonatto, que acompanhará o trabalho da técnica, destacou a relevância do programa para o desenvolvimento das propriedades, enfatizando especialmente a necessidade de um gerenciamento eficaz do negócio: "Produzir é algo que nossos produtores sabem fazer muito bem, mas é fundamental que aprendam a gerenciar seus negócios de modo a gerar lucro e sustentabilidade. O ATeG vai além da produção, focando também na gestão, que é fundamental para o sucesso."


Na oportunidade também foram salientados os resultados alcançados pelo primeiro grupo de produtores participantes do programa, que relataram melhorias significativas na gestão a partir do registros de dados e informações, controle financeiro, planejamento e análise de custos, bem como muitos avanços na parte técnica e produtiva.

“Alcançamos melhorias que ressaltaram a importância de práticas agrícolas adequadas, de controles e da gestão eficiente para enfrentar os desafios diários do setor agrícola, como variações climáticas e oscilações de preços de insumos e commodities”, disse a técnica Ana Rúbia.


A Presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, que também participou do primeiro grupo e obteve melhorias na sua propriedade, agradeceu e parabenizou os produtores pela iniciativa: "Estamos muito felizes com a adesão deste novo grupo ao programa. Vocês estão dando um passo importante para fortalecer e modernizar suas atividades no campo, garantindo a continuidade do seus negócios e o desenvolvimento do agro. Parabenizo a todos os produtores que aceitaram este desafio de inovar e crescer."


Com a sequência do programa, fica reafirmado o compromisso da entidade rural e do Senar em promover o fortalecimento do setor e a viabilidade dos negócios no campo, beneficiando cada vez mais produtores rurais. Além da categoria agricultura, o Sindicato têm em andamento um grupo de bovinocultura leiteira recebendo assessoria.



 

Por Ana Cláudia Stumm

Sindicato Rural de Não-Me-Toque

Contatos: 54 3332-1621 / sindiruralnmt@dgnet.com.br

Comments


Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page