top of page

Saúde e bem-estar foram destaques no Programa de Saúde Preventiva do Senar em Não-Me-Toque


Não-Me-Toque foi palco no último sábado (03) do Programa de Saúde Preventiva do Senar-RS, uma importante iniciativa que leva saúde e bem estar para a população rural e urbana.


O projeto realizado em parceria com o Sindicato Rural e com o Poder Executivo através da Secretaria Municipal de Saúde, contou também com o apoio de instituições e profissionais voluntários e aconteceu das 8h às 17h no Posto de Saúde Central.


Diversas atividades de saúde foram ofertados aos munícipes, como exames gratuitos de Papanicolau (preventivo de câncer do colo de útero) e de PSA (preventivo de câncer de próstata), além de testes rápidos de hepatites, sífilis, HIV (Unidade Móvel de Saúde), ações de Cuidado com a Pele (Dra. Merli de Oliveira), Saúde Bucal, Farmácia Solidária, atualização de vacinas, exposição de artesanato (Grupos de Mulheres), informações preventivas e exposição de perucas (Associação Amigos da Vida), demonstração de aulas de kangoo (Vitality Academia), de zumba (Luccas Beckamnn) e de ritbox (Angélica de Quadros), orientações dos programas assistenciais (CRAS), aromaterapia (Josiane Vergutz), mateada (erva-mate Galo Véio), brinquedos infláveis e distribuição de lanches aos participantes.


Também aconteceram palestras sobre saúde da mulher, do homem e adolescente, com a enfermeira instrutora do Senar Kátia Marx.


A técnica do Senar, Alana Wandescheer, salientou que nos últimos anos a instituição ampliou os investimentos em prevenção à saúde e qualidade de vida para auxiliar homens, mulheres e adolescentes do campo – e também da cidade - no cuidado ao bem-estar. “Este programa visa criar oportunidades de educação, informação, prevenção e diagnóstico de doenças, possibilitando o cuidado da saúde integral”, disse Alana.


A Presidente do SR, Teodora Lütkemeyer, explicou que os recursos que o Senar destina para essas ações são oriundos da produção rural: “Cada produto comercializado pelo produtor tem um percentual de contribuição destinado ao Senar, que então retorna esses valores na forma de cursos de formação profissional, assistência técnica e ações de promoção social como essa”.


Teodora aproveitou para agradecer a presença da população e dos parceiros: “Nosso evento foi um sucesso graças aos munícipes que vieram participar e também por termos muitos parceiros que contribuíram com suas ações para abrilhantar ainda mais este dia”.


A enfermeira da Secretaria de Saúde, Márcia Souza, destacou a importância da ação desenvolvida: “Essa parceria com o Senar e Sindicato Rural foi muito bacana, uma oportunidade valiosa para a comunidade se prevenir contra doenças e aproveitar os diversos serviços disponíveis”.


Além dessa ação, o Sindicato Rural oferece outras atividades através do Senar. “Nós somos a unidade de atendimento local do Senar, e mensalmente realizamos cursos gratuitos e outros projetos que podem ser aproveitados pelos produtores e toda comunidade. Convidamos a todos para acompanharem nossas redes sociais, programa de rádio e canais de comunicação locais e ficarem cientes das oportunidades oferecidas”, finalizou Teodora.


O evento também contou com apoio do Rotaract Club no atendimento e recepção dos participantes, do STR na divulgação do programa e do Sicredi na cedência de gazebos.




 

Informações à Imprensa:

Sindicato Rural NMT

Redação: Ana Cláudia Stumm Fotos: SR e Prefeitura

54 3332-1621

Site: sindiruralnmt@dgnet.com.br

Facebook/Instagram/Linkedin: @sindicatoruralnmt


Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page