top of page

Revelado o tema do 6º Apsul América em lançamento oficial na Expodireto Cotrijal

Era grande a expectativa sobre o tema que norteará o 6º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas – Apsul América, evento consolidado e reconhecido internacionalmente pela difusão das mais recentes tecnologias em nível de pesquisa e aplicação da AP, com eficiência e sustentabilidade.


Após dois anos de pausa em virtude do período de pandemia, a retomada do Congresso acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro deste ano, no Parque da Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque, e é aguardada por instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais, empresas, startups, profissionais de assistência técnica e extensão, produtores rurais e usuários das técnicas de Agricultura de Precisão (AP).


Para concretizar o lançamento oficial da 6ª edição, foi escolhida a tarde da quinta-feira (09) durante a programação da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional, com foco em tecnologia e negócios.


Na ocasião, foi apresentado pela comissão organizadora os objetivos e formato do evento, dados da última edição e do e-book, e revelado o tema que dará embasamento às palestras e painéis nacionais e internacionais: O protagonismo da Agricultura de Precisão rumo à sustentabilidade agrícola.



O assunto que vem sendo considerado o futuro do agro e discutido mundialmente pelo setor, trata da capacidade de sustentação do sistema, propondo o desenvolvimento da produção agrícola dentro de um modelo econômico, social e ambientalmente equilibrado.


Ao utilizar práticas sustentáveis no campo, é possível, ao mesmo tempo, otimizar recursos, alavancar a produtividade, assegurar a perenidade do negócio, garantir o abastecimento e segurança alimentar das futuras gerações e ainda propiciar um meio ambiente saudável.


Nessa lógica, a agricultura de precisão é uma forte aliada ao processo e está ganhando protagonismo, apresentando grandes avanços científicos e estratégias inovadoras rumo à sustentabilidade agrícola.


“A questão da sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência e se tornou imprescindível na produção agrícola. E mais uma vez temos a agricultura de precisão como protagonista no processo. Por isso a importância de trazer esse tema ao nosso Congresso, para difundir o que há de mais recente em ferramentas e tecnologias sustentáveis”, destacou a Presidente do Apsul América e do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer.


O 6º Apsul América, organizado pelo Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Prefeitura Municipal, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal terá uma programação diversificada com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e exposição de empresas.


“Serão dois dias intensos de muito conhecimento e novidades tecnológicas. Já está confirmado a participação de palestrantes internacionais da Michigan State University (EUA), da Wageningen University & Research (NL) e Estación Experimental del INTA Paraná (AR) e seguimos em tratativas com demais instituições e empresas para trazer nomes conceituados para discutirmos esse assunto tão importante atualmente que é a sustentabilidade agrícola”, disse o coordenador técnico do Apsul, Professor Telmo Amado.

As inscrições do evento iniciarão em julho através do site www.apsulamerica.com.br, e já está disponível a comercialização de cotas de patrocínio, vendas de estandes e outras formas de apoio e parceria para empresas e demais interessados.


Participaram do lançamento a presidente do Apsul América e Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer; o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; o prefeito municipal de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos; o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch; o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira; o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli; a presidente da Câmara de Vereadores, Francieli de Carvalho; o coordenador técnico do Apsul América, professor Telmo Amado; o coordenador do comitê científico do Apsul, professor Lúcio Amaral; o vice-presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão, Marcio Albuquerque; o deputado estadual, Elton Weber; entre outras lideranças e profissionais ligados ao setor.

 

Informações à Imprensa:

Apsul América

Redação: Ana Cláudia Stumm

Fotos: Douglas Schaeffer - Ascom PNMT

Contatos Apsul: 54 3332-1621/ 54 98429-7166

facebook.com/apsulamericacongresso

instagram.com/apsulamerica

linkedin.com/apsulamerica

Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page