A busca por conhecimento e qualificação é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. Nesse contexto, no mês de outubro, o Sindicato Rural de Não-Me-Toque reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da comunidade local e capacitou mais de 45 pessoas, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), promovendo quatro cursos com abrangência em diferentes áreas.
O primeiro curso, Básico de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas, ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro na sede da entidade em Não-Me-Toque, com a participação de 10 alunos. Sob a orientação da instrutora Jucelaine Vanin, os participantes foram introduzidos a conceitos fundamentais sobre as plantas, incluindo as espécies mais cultivadas, estrutura de produção, métodos de multiplicação, preparação de canteiros, substratos e controle fitossanitário, além do processo de colheita, secagem, armazenamento, embalagem e comercialização. “O curso foi muito proveitoso, pois tivemos uma base prática e teórica para entender os benefícios das plantas, desde suas propriedades medicinais até suas aplicações culinárias e aromáticas”, comentou um dos alunos.
Para aprimorar técnicas de artesanato, 13 mulheres participaram do curso de Patchwork, nos dias 14 a 17 de outubro, com instrução de Neri Faller. As alunas aprenderam desde o uso adequado da máquina de costura, ferramentas e instrumentos, até medidas, moldes e acabamentos. "Além de ser uma prática terapêutica, o patchwork também pode se tornar uma fonte de renda para famílias, trazendo um retorno tanto financeiro quanto emocional", ressaltou a instrutora.
Em parceria com a empresa Implementos Agrícolas Jan, foram realizados dois cursos para os colaboradores. O primeiro, de Gestão de Pessoas no Negócio, ocorreu de 14 a 16 de outubro, para 15 profissionais. O instrutor João Ricardo de Souza abordou tópicos como introdução à gestão, autoconhecimento, liderança, comunicação, motivação e engajamento, delegação, desenvolvimento de equipe, avaliação de desempenho e gerenciamento do tempo.
O segundo curso, de Informática Básica, foi realizado de 21 a 24 de outubro, com 10 colaboradores. A instrutora Juliana Scapini apresentou conceitos de hardware, software, edição de textos, formatação, criação de tabelas e inserção de elementos gráficos, capacitando os alunos a utilizarem essas ferramentas para aumentar sua produtividade e desempenho.
"Essa parceria de cursos com o Sindicato Rural reforça nosso compromisso em oferecer oportunidades de desenvolvimento aos nossos colaboradores, o que resulta em benefícios tanto para a empresa quanto para a qualificação pessoal de cada um da equipe, afirmou Michel Madson da Silva, Analista de Treinamentos da Jan.
A presidente do SR, Teodora Lütkemeyer, salienta o empenho da entidade e do Senar em fomentar a educação e o desenvolvimento local e a satisfação pela participação das pessoas: “Ficamos felizes em ver as pessoas buscando conhecimento. Essas iniciativas de capacitação são uma excelente oportunidade para adquirir novas habilidades e contribuem significativamente para o aprimoramento profissional da nossa comunidade”.
Informações à Imprensa:
Sindicato Rural de Não-Me-Toque
Texto: Ana Cláudia Stumm
Fotos: Helaine Zart - A Folha
E-mail: sindiruralnmt@dgnet.com.br
Whatsapp: 54 3332-1621
Redes Sociais: @sindicatoruralnmt
Comments