Um momento significativo de protagonismo feminino no campo e conhecimento, assim foi o encontro com produtoras rurais, que culminou na instituição da Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato Rural de Não-Me-Toque. Vinte e sete mulheres ligadas ao setor agropecuário reuniram-se no dia 29 de abril na sede da entidade sindical para dar vida a essa iniciativa.
Enquanto a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) já possuem suas comissões nacionais e estaduais das mulheres do agro, respectivamente, a necessidade de uma representação municipal tornou-se evidente. A presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, que integra as comissões da CNA e Farsul e vem desempenhando um positivo trabalho junto dessas, reconheceu a demanda e liderou o movimento para estabelecer a comissão local, juntamente com a associada Michele Birck.
A formação da Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato Rural de Não-Me-Toque é uma resposta não apenas às diretrizes da CNA e da Farsul, mas também às aspirações das produtoras rurais da região. O propósito é estabelecer um espaço de troca de informações e suporte, disseminando conhecimento e promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional, envolvendo as produtoras de Não-Me-Toque, Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff, área de atuação do Sindicato. Serão realizados encontros bimestrais, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e de outros especialistas, oferecendo cursos e formações técnicas relevantes para o setor.
Destacando a importância dessa iniciativa, a associada Michele Birck citou dados que evidenciam o crescente protagonismo das mulheres no meio rural: “O IBGE aponta que 31% das propriedades rurais são comandadas por mulheres e nós ocupamos também 19% dos cargos de direção em empresas do agronegócio brasileiro, números que tendem a crescer e ficam impulsionados agora ainda mais com a formação dessas comissões de mulheres. Temos certeza que aqui, com esse grupo multidisciplinar que é composto por profissionais de diversas áreas, como agrônomas, administradoras, biólogas, relações públicas e outras experiências, e que há muito tempo trabalham nas propriedades ao lado de seus familiares, teremos uma riqueza de assuntos a serem compartilhados, fortalecendo nosso papel na comunidade e no campo”, destacou Michele.
No encontro, as mulheres também foram agraciadas com uma conversa inspiradora com a agrônoma e produtora rural Raquel Taschetto, vice-diretora da AgriCampanha e fundadora do Instituto CoperConecta, que contou sobre a sua trajetória no agro e elogiou a determinação das participantes no protagonismo rural e no compromisso com o setor, destacando o apoio do CooperConecta para impulsionar o desenvolvimento do Brasil com a participação ativa das produtoras rurais. “Foi um imenso prazer estar com mulheres incríveis, dispostas a assumirem seu papel dentro e fora da porteira, comprometidas com a sua responsabilidade na sociedade e com o futuro deste país”, relatou Raquel.
A presidente Teodora ficou satisfeita com o engajamento das mulheres e o resultado alcançado no encontro. “A Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato Rural de Não-Me-Toque é um passo significativo em direção ao fortalecimento feminino rural e ao desenvolvimento do setor agrícola local. Já formamos recentemente as comissões a nível nacional e estadual, que estão atuando fortemente em ações, mas é preciso que esse trabalho comece desde a base, dentro dos sindicatos rurais, para ampliarmos as oportunidades de atuação e evidenciarmos a competência das mulheres no campo”, destacou Teodora.
Interessadas em participar da comissão e saber mais sobre suas atividades, podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Não-Me-Toque, através do whatsapp 54 3332-1621 ou diretamente na sede da entidade.
Por Ana Cláudia Stumm
Sindicato Rural de Não-Me-Toque
Contatos: 54 3332-1621 / sindiruralnmt@dgnet.com.br
コメント