Produtores de leite e familiares se aperfeiçoam em Produção de Derivados de Leite


O leite, alimento de excelente qualidade nutritiva que integra o agronegócio brasileiro, pode ser utilizado tanto "in natura" quanto processado em derivados, cuja forma agrega valores ao produto, aumenta a sua vida útil e diversifica os modos de consumi-lo.


Pensando em fomentar a cadeia produtiva do leite, profissionalizar pessoas, gerar produtos de qualidade e possibilitar aprendizado para produção tanto de consumo próprio como comercial, foi que o Sindicato Rural de Não-Me-Toque ofereceu através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) o curso de Produção de Derivados do Leite, nos dias 22 a 24 de junho, no pavilhão da Comunidade de São João do Gramado - zona rural do município.


Através dos ensinamentos do instrutor do Senar, Claudio Ribas Rocha - médico veterinário pós graduado em tecnologia de alimentos – os 10 alunos aprenderam em aulas práticas e teóricas as questões gerais de segurança alimentar e o processo de manipulação e fabricação dos derivados, como o queijo minas frescal, queijo ricota, requeijão cremoso, doce de leite, iogurte, rapadura, käs schimier, pasteurização da nata e fabricação de manteiga, entre outras receitas.


O curso gratuito foi ofertado para a comunidade em geral, mas teve participação em sua maioria de produtores de leite e familiares, que irão receber certificado de conclusão.


A turma que foi muito participativa e colaborativa, já manifestou interesse em realizar no próximo ano curso específico de fabricação de queijos.


Participantes:

Clarice Noeli Arnt

Claudia Adriana Görgen

Daniela Raquel Berwig

Eduarda Cavalli de Oliveira

Eduarda Loureiro

Geisa Fagundes da Silva

Geni Gomes Barboza

João Felipe Vogel Sabini

Josiane Petry Vergütz

Mayara de Aragão Raposo


 

Informações à Imprensa:

Sindicato Rural NMT

Redação: Ana Cláudia Stumm Fotos: Participantes e Instrutor

54 3332-1621/ 54 98429-7166

sindiruralnmt@dgnet.com.br

facebook.com/sindicatoruralnmt

instagram.com/sindicatoruralnmt

Clique aqui para falar com a gente!