top of page

Presidente e Vice do SR participam de reunião da Regional 6 da Farsul sobre Renagro e Comissões


Os representantes dos Sindicatos Rurais que pertencem a Regional 6 da Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul) reuniram-se nesta terça-feira (22) no Sindicato Rural em Passo Fundo. De Não-Me-Toque, participaram a presidente Teodora Lütkemeyer e o vice-presidente, Silvio Van Vüght.


Dentre os assuntos tratados, o destaque foi sobre o RENAGRO (Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas), medida do governo federal que visa o cadastramento e controle de equipamentos agrícolas no Brasil, criando uma base nacional eletrônica, tornando acessíveis as informações sobre os tratores e máquinas agrícolas.


Sendo obrigatório desde outubro de 2022 para maquinários fabricados a partir de 2016 e que transitam em via pública, o registro apresenta como benefícios a maior segurança para o proprietário - no caso de roubos e furtos, comprovação legal da posse, uniformização de informações, simplificação na comercialização e revenda, diminuição de custos regulatórios, facilidade na aquisição do seguro rural, desburocratização do transporte de máquinas entre propriedades, e outros.


Mesmo com a medida em vigor, os produtores ainda possuem muitas dúvidas do procedimento e estão procurando os Sindicatos para auxílio.


Assim, na reunião foram realizados esclarecimentos aos representantes sindicais. O assessor jurídico da Farsul, Frederico Buss, apresentou detalhes sobre o decreto e a resolução do Contran. Já a Capitã do 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Neusa Martil, orientou sobre o trânsito destes equipamentos.


“Com o Renagro será possível que os tratores e máquinas agrícolas transitem legalmente de uma propriedade a outra, sem a necessidade de emissão de Nota Fiscal, como acontecia antes, pois todos os dados relevantes, como número do chassi e informações do proprietário, estarão acessíveis no cadastro”, explicou a capitã.


Também na ocasião foi abordado sobre as Comissões Técnicas da Federação, momento em que o assessor da presidência e coordenador-geral das comissões da entidade, Rodrigo Rizzo, falou sobre a organização e funcionalidade das Comissões, que buscam discutir e analisar as demandas do agro, e a presidente do SR Teodora Lütkemeyer citou sobre o funcionamento da Comissão das Mulheres, a qual é coordenadora.


Teodora aproveitou para se reunir com as mulheres do SR de Passo Fundo, dialogando sobre a reestruturação da referida comissão e as ações já desenvolvidas e planejadas pelas representantes femininas do agro.


“Sempre é positivo nos reunirmos na regional para pautar alguns assuntos. Foi um momento com bons esclarecimentos, principalmente sobre o Renagro, que ainda é uma novidade para os produtores, que aos poucos estão se adequando à obrigatoriedade; então precisamos estar por dentro do procedimento para orientar nossos associados. Além disso, seguimos com nossa missão frente às Comissões da Federação, no meu caso especialmente a das mulheres, que estou coordenando e buscando mais participantes”, destacou Teodora.

 

Informações à Imprensa:

Sindicato Rural NMT

Redação: Ana Cláudia Stumm

Contato: 54 3332-1621

Site: sindiruralnmt@dgnet.com.br

Facebook/Instagram/Linkedin: @sindicatoruralnmt

Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page