top of page

O cooperativismo e a força feminina no campo: ENMCOOP reúne mulheres cooperativistas para debater assuntos do agro

Presidente Teodora e a associada Michele Birck participaram do evento e compartilharam experiências em painéis


O cooperativismo é um pilar essencial para o fortalecimento do setor rural, promovendo não apenas o desenvolvimento socioeconômico, mas também a colaboração, inclusão e igualdade de oportunidades. Dentro desse contexto, a participação feminina vem ganhando destaque, impulsionando mudanças significativas nas propriedades rurais, nas cooperativas e na sociedade.


Foi nesse espírito que o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (ENMCOOP) 2024 reuniu, nos dias 19 e 20 de novembro, mais de 600 mulheres no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis/SC. Ao longo de dois dias intensos, 17 painéis abordaram temas cruciais para o setor, incluindo o papel feminino no cooperativismo, a importância da comunicação eficaz, implementação de tecnologias digitais, gestão de riscos e sustentabilidade, sucessão familiar, gestão financeira e saúde emocional.


Desde sua estreia em 2020, o ENMCOOP vem se consolidando como um espaço de diálogo e transformação, impactando inúmeras mulheres de todo o Brasil.


A liderança de Teodora Lütkemeyer no ENMCOOP

Uma das personalidades de destaque no Encontro deste ano foi Teodora Lütkemeyer, presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque e conselheira da Federação da Agricultura do RS - Farsul, que palestrou no painel "A força dos núcleos femininos". Em sua abordagem, Teodora discorreu uma pauta propositiva para as mulheres do agro, compartilhando sua trajetória no campo, seu legado e a sucessão familiar, os desafios enfrentados dentro da porteira e na gestão operacional e administrativa da propriedade, estimulando as mulheres em assumir seu protagonismo como produtoras, líderes e agentes de transformação no campo.


Como coordenadora da Comissão Estadual das Mulheres do Agro da Farsul, Teodora também apresentou os trabalhos do grupo, relatando como ocorreu a formação da Comissão e as principais ações já realizadas, assim como o trabalho de incentivo à criação de comissões nos sindicatos rurais para o crescimento da representatividade feminina rural.


"A conquista do espaço da mulher na propriedade ou no negócio depende dela, mas é preciso coragem e persistência para superar barreiras. Participar deste encontro, com tantas mulheres engajadas e dispostas a transformar suas realidades, é uma experiência enriquecedora, um momento de aprendizado mútuo, de fortalecimento da nossa rede e de reafirmação de que juntas somos capazes de construir um agro mais inclusivo e próspero”, enfatizou Teodora.


A educação e a transformação para o futuro

A contribuição de Teodora no evento não parou por aí. Juntamente com a associada do Sindicato, Michele Birck, ambas diretoras da Associação De Olho no Material Escolar (DONME), elas participaram do painel "Educação e Produtividade: O papel das cooperativas na educação e desenvolvimento das novas gerações".


Na oportunidade, apresentaram os objetivos e iniciativas da associação, destacando a importância da união entre sociedade, cooperativas e entidades rurais para promover uma visão educacional positiva do agro. Elas também expuseram os projetos desenvolvidos que conectam educação, produtividade e transformação social, na busca pela formação de uma nova geração mais consciente e preparada.

 

"Educar é plantar sementes de futuro. Quando unimos o agro e a educação, criamos oportunidades de crescimento para os jovens e para o setor como um todo, desenvolvendo um agro mais produtivo, inovador e sustentável. Essa visão compartilhada entre cooperativas e sociedade, com a essência da colaboração, é fundamental para preparar as novas gerações para liderarem um futuro mais consciente”, salientou Michele, diretora de comunicação da DONME. 


Além da participação nos painéis, Teodora e Michele acompanharam toda a programação do Encontro, que cumpriu sua missão de inspirar e capacitar mulheres, mostrando que o cooperativismo e a união de esforços são fundamentais para a inovação e a transformação do agro, liderado por mulheres que fazem a diferença.



 

Informações à Imprensa:

Por Ana Cláudia Stumm - Sindicato Rural de Não-Me-Toque

Whatsapp: 54 3332-1621

Redes Sociais: @sindicatoruralnmt

Comments


Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page