Mais 14 pessoas capacitadas em Aplicação de Defensivos Agrícolas


O Sindicato Rural de Não-Me-Toque, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar RS, promoveu nos dias 28 a 30 de outubro mais um curso de Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas – NR 31. Desde o ano passado até o momento já foram 05 turmas capacitadas.


Nessa turma foram 14 alunos, em sua maioria participantes do programa ATEG – Assistência Técnica e Gerencial - que também está sendo realizado pela entidade e Senar. Durante as 20 horas de aula, divididas entre parte teórica e prática, foi abordado pelo instrutor Leandro Marcelo de Oliveira os conceitos e considerações sobre defensivos, tipos de pulverizadores, condições climáticas e aplicação, identificação de riscos, EPIs, intoxicação e primeiros socorros e outros.


O curso foi gratuito e fornecerá certificado.


A partir de 1º de junho de 2022 entrará em vigor em todos os municípios gaúchos o cumprimento das Instruções Normativas 05 e 06/2019 da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), que torna obrigatório que os aplicadores de defensivos agrícolas possuam capacitação com certificado válido e estejam cadastrados no Cadastro Estadual de Aplicadores, tanto para a aplicação quanto para a compra dos produtos. Segundo a SEAPDR, todas as normas adotadas tem por objetivo buscar as melhores práticas na pulverização, para evitar deriva e prejuízos a culturas sensíveis.


Novas turmas serão organizadas pelo Sindicato para o próximo ano, dependendo porém da disponibilidade de agenda dos instrutores, que estão com bastante demanda devido a obrigatoriedade. A divulgação das datas é realizada nas redes sociais da entidade.




 

Informações à Imprensa:

Por Ana Cláudia Stumm - Sindicato Rural de Não-Me-Toque

54 3332-1621/ 54 98429-7166

sindiruralnmt@dgnet.com.br

facebook.com/sindicatoruralnmt

instagram.com/sindicatoruralnmt

Clique aqui para falar com a gente!