Produtoras rurais da 12ª Regional estiveram reunidas em Santo Ângelo no dia 05 de setembro para discutir a crescente participação feminina no agronegócio e nos sindicatos rurais, promovendo uma troca de experiências e união em torno de questões relevantes para o setor.
O encontro foi promovido pela Comissão das Produtoras Rurais do Sindicato Rural de Santo Ângelo e contou com a participação da presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque e coordenadora da Comissão das Mulheres do Agro da FARSUL, Teodora Lütkemeyer.
Abordando uma nova visão para as produtoras, Teodora apresentou os objetivos e as estratégias da Comissão Estadual, destacando as ações já realizadas, o plano de ação para os próximos anos e a crescente representatividade das mulheres nos sindicatos rurais, ressaltando a importância de ampliar a voz feminina no setor agropecuário e o impacto positivo que isso traz para as comunidades rurais.
"Nosso papel é abrir portas para que mais mulheres se envolvam no agro, e além do envolvimento no trabalho diário nas suas propriedades, ocupem espaços de decisão e liderança nos sindicatos rurais e em outras instituições do setor. Queremos fortalecer essa representatividade, buscando capacitação, troca de experiências e ações efetivas”, afirmou Teodora.
Ela agradeceu a oportunidade e frisou a relevância desses encontros para engajar e estimular as mulheres: "É em momentos assim que compartilhamos ideias, construímos parcerias e criamos um ambiente de fortalecimento mútuo. A presença das mulheres no agro tem crescido, mas há ainda muito a ser feito para garantirmos que sejamos ouvidas em todos os níveis".
Outro ponto do dia foi a apresentação da Associação "De Olho no Material Escolar", feita pela diretora de comunicação Michele Birck, que compartilhou detalhes sobre as iniciativas dessa entidade que busca a atualização do conteúdo do agro propagado nos materiais, de modo científico, equilibrado e que gere perspectivas positivas para os estudantes, reforçando os resultados benéficos da iniciativa para a educação.
O evento contou ainda com uma palestra da ex-presidente do Sindicato de São Miguel das Missões e instrutora do Senar, Gláucia Medeiros de Farias. Gláucia falou sobre os desafios e conquistas das mulheres no agro, a necessidade da capacitação contínua e da inovação nas propriedades rurais, além de compartilhar sua experiência pessoal frente ao sindicato rural e sua atuação como instrutora do Senar, incentivando as produtoras a se engajarem em iniciativas de liderança e aprendizado.
Após os diálogos e palestras, o evento seguiu com um almoço de confraternização, proporcionando um espaço de interação entre as participantes, com fortalecimento de ideias laços entre as produtoras da região e as lideranças presentes.
Informações à Imprensa:
Sindicato Rural de Não-Me-Toque
Texto: Ana Cláudia Stumm
Whatsapp: 54 3332-1621
Facebook/Instagram/Linkedin: @sindicatoruralnmt
Comments