top of page

Curso em Lagoa dos Três Cantos ensina utilidades artesanais do porongo

O porongo tem sido bastante utilizado na produção de peças artesanais, servindo de base e principal matéria prima para variadas formas artísticas, resultando em produtos fascinantes tanto para decoração como peças utilitárias.


Para conhecer mais sobre este tipo de artesanato, uma turma com 10 mulheres participou do Curso de Artesanato com Porongo em Lagoa dos Três Cantos, realizado gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), através da parceria do Sindicato Rural de Não-Me-Toque com a Secretaria Municipal de Agricultura de Lagoa dos Três Cantos. As aulas aconteceram nos dias 08 a 11 de novembro, na sala anexa do Ginásio Municipal.


Inicialmente, a instrutora Marlusa de Carvalho apresentou as variedades de porongos para o uso artesanal, o tratamento e higienização do material e o conhecimento das ferramentas necessárias. Após, foram ensinadas técnicas de pintura, decoração e o acabamento, com o uso de acessórios, e noções de comercialização de produtos.


As peças criadas podem ser usadas de forma decorativa ou ter utilidades como porta-ovos, porta-trecos, cachepôs, casinhas para passarinhos e outros.





 

Informações à Imprensa:

Sindicato Rural NMT

Redação: Ana Cláudia Stumm

54 3332-1621/ 54 98429-7166

sindiruralnmt@dgnet.com.br

facebook.com/sindicatoruralnmt

instagram.com/sindicatoruralnmt

Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page