Com o compromisso de trazer informações atualizadas para os produtores rurais, o Sindicato Rural de Não-Me-Toque realizou na manhã de 23 de agosto o evento "Café com Negócios", em parceria com a FARSUL- Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul e a ACINT - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque.
Promovendo uma reflexão sobre o atual cenário econômico e tributário mundial, o palestrante convidado foi o economista chefe da Farsul, Antônio da Luz, que apresentou um paronama abrangente da situação nos Estados Unidos, China, Japão e Brasil, abordando questões como inflação, crescimento econômico, mercado de trabalho, comprometimento de renda, endividamento e o impacto das reformas tributárias para o setor.
O economista também frisou as tendências e expectativas para o segundo semestre de 2024, com ênfase nas políticas econômicas que impactam diretamente o campo e as perspectivas de crescimento para o setor agropecuário. Ele ressaltou a importância de compreender o contexto global para prever mudanças no mercado interno, especialmente no agronegócio.
“O agronegócio brasileiro está fortemente atrelado ao mercado global, e o comportamento econômico das principais potências, como os Estados Unidos e a China, impacta diretamente nossas cadeias produtivas. A inflação está em pauta em muitos países, e as políticas que adotarmos agora serão cruciais para a estabilidade do setor produtivo nos próximos anos, então precisamos estar atentos para adaptar nossas estratégias”, destacou Antônio da Luz.
A presidente do Sindicato Rural, Teodora Lütkemeyer, enfatizou a necessidade de promover momentos de discussões e reflexões como este para a preparação dos desafios futuros.
"Nosso compromisso é garantir que os produtores tenham acesso a informações estratégicas, capacitando-os para enfrentar as constantes mudanças econômicas e um cenário cada vez mais complexo para o agronegócio. Através da cooperação entre o setor rural e o comércio local, podemos superar as dificuldades e identificar novas oportunidades para impulsionar o desenvolvimento da nossa região", afirmou Teodora.
O "Café com Negócios" encerrou com um momento de interação entre os participantes, proporcionando um espaço para troca de ideias e fortalecimento de parcerias, reafirmando a visão integrada entre as forças produtivas da região.
Informações à Imprensa:
Sindicato Rural de Não-Me-Toque
Texto: Ana Cláudia Stumm
Whatsapp: 54 3332-1621
Facebook/Instagram/Linkedin: @sindicatoruralnmt
Comments