Lideranças femininas do agro se encontraram de modo online na última semana para discutir temas relativos ao desenvolvimento do setor e ao fortalecimento da atuação das comissões de mulheres.
A primeira reunião, realizada na terça-feira (09) pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, enfatizou sobre a economia internacional e tendências macroeconômicas, as perspectivas da política fiscal e os possíveis impactos da reforma tributária sobre o setor agropecuário brasileiro, que foram apresentadas pelo coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.
O trabalho das comissões estaduais das mulheres também foi destaque no encontro. As representantes das Federações de São Paulo, Rio Grande do Sul e Alagoas compartilharam suas experiências, com o objetivo de promover um intercâmbio de informações para fortalecer a atuação nos estados e fomentar sinergias entre as regiões. Na oportunidade, a presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, que hoje está à frente da Comissão da Federação da Agricultura do RS - Farsul, como coordenadora, pode explanar as principais ações que estão sendo desenvolvidas pelo grupo.
A comissão da CNA também anunciou o Fórum da Liderança Sindical Feminina, previsto para o dia 26 de junho deste ano, que tem como principal propósito promover a interação entre as mulheres do sistema sindical, ampliando suas oportunidades de atuação em diferentes cenários, além de destacar a importância da representatividade de classe e evidenciar a competência das mulheres em temas técnicos relevantes.
“É muito importante que priorizemos a discussão de pautas técnicas entre as lideranças femininas, diante das diversas frentes de atuação do colegiado, proporcionando uma base sólida para o progresso e a realização dos objetivos”, disse a presidente da Comissão da CNA, Stéphanie Ferreira.
Paralelamente, a Comissão das Mulheres do Agro da Farsul realizou sua primeira reunião do ano na quarta-feira (10), liderada por Teodora. O encontro foi marcado pelo delineamento de estratégias para a atuação da comissão, com apresentação dos resultados do ano anterior, análise de dados, identificação de desafios e definição do calendário de atividades.
Além das discussões estratégicas, foi anunciado o início dos programas de capacitação para os membros do grupo, que visa aprimorar habilidades técnicas e de liderança, sendo a primeira sobre Desenvolvimento de Habilidades e Competências para Lideranças do Agronegócio, com três encontros online. Teodora destacou que existe a possibilidade de o curso ser oferecido para os Sindicatos Rurais, mediante demonstração de interesse.
"Essas reuniões são momentos cruciais para fortalecermos nossa rede de lideranças femininas no agro e alinharmos estratégias que impulsionem ainda mais o setor e a atuação das Comissões. Na Comissão da Farsul, estamos com um planejamento bem estruturado, objetivando abranger cada vez mais mulheres através dos Sindicatos Rurais do RS, e estamos comprometidas em oferecer ferramentas necessárias para capacitá-las e dar suporte para o exercício da liderança”, apontou Teodora.
Por Ana Cláudia Stumm, com informações da CNA
Sindicato Rural de Não-Me-Toque
Contatos: 54 3332-1621 / sindiruralnmt@dgnet.com.br
Comments